Meta demite 20 funcionários por vazamento de dados privados – e mais podem estar na mira

Reportagens sobre planos internos e produtos ainda não lançados levaram a Meta a demitir quem vazou tais informações
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 28/02/2025 06h50, atualizada em 04/03/2025 08h37
Ao fundo, em um telão e meio desfocado, logo da Meta; à frente, sombras de várias pessoas sentadas em uma mesa
Imagem: kovop/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meta demitiu cerca de 20 funcionários por vazarem informações confidenciais da empresa, conforme confirmou um porta-voz.

“Nós orientamos nossos funcionários desde o início e oferecemos lembretes frequentes de que compartilhar informações internas é contra as nossas políticas, independentemente da intenção”, explicou Dave Arnold, porta-voz da Meta, em entrevista exclusiva ao The Verge.

“Recentemente, conduzimos uma investigação que resultou na demissão de aproximadamente 20 colaboradores por divulgar dados confidenciais. Esperamos que mais demissões ocorram. Levamos essa questão muito a sério e tomaremos medidas sempre que identificarmos vazamentos.”

Leia mais:

Smartphone com logo da Meta; ao fundo, desfocado, placa azul com o escrito "Meta" e, mais adiante, Mark Zuckerberg
Meta alertou seus funcionários para que não vazassem mais informações (Imagem: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock)

Reunião alertou funcionários para não vazar informações internas

  • A Meta tem intensificado seus esforços para identificar vazadores após uma série de reportagens sobre planos de produtos não divulgados e reuniões internas, incluindo uma reunião recente com o CEO Mark Zuckerberg.
  • Após essas reportagens, os funcionários foram alertados para não vazarem informações.
  • Durante a reunião, o CTO Andrew Bosworth afirmou que a empresa estava avançando na captura de responsáveis pelos vazamentos.

O clima dentro da Meta tem se deteriorado desde que Zuckerberg anunciou mudanças significativas nas políticas de moderação de conteúdo, encerrou programas de diversidade e inclusão (DEI) e iniciou uma nova rodada de demissões, alegando que elas visavam “colaboradores de baixo desempenho”.

“Algo curioso está acontecendo com esses vazamentos”, comentou Bosworth em uma reunião interna no início de fevereiro. “Quando as coisas vazam, muitos pensam que isso nos pressionará a mudar, mas o efeito costuma ser o contrário.”

Ao fundo, foto desfocada de Mark Zuckerberg; à frente, logo da Meta em um smartphone
Em meio a demissões e mudanças de política, ambiente interno da Meta não é dos melhores (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.