Miocardite: o que é a inflamação no coração que afastou o jogador Ganso?

O camisa 10 Ganso foi afastado dos campos por miocardite, uma inflamação do coração que em casos graves pode resultar em transplante cardíaco
Por Ramana Rech, editado por Layse Ventura 01/03/2025 05h20
Jogador Ganso volta a treinar após diagnóstico de miocardite
Jogador Ganso volta a treinar após diagnóstico de miocardite. Imagem: Divulgação/Fluminense
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O camisa 10 do Fluminense, Paulo Henrique Chagas de Lima, conhecido como Ganso, foi liberado pelos médicos para voltar aos treinos nesta quinta-feira (27), anunciou o clube. Ele estava afastado desde janeiro dos campos de futebol após ser identificada uma pequena miocardite durante exames de pré-temporada, ou seja, uma inflamação no músculo do coração.

Na época, o clube informou que a miocardite era recente, já que não havia sido identificada em exames anteriores e que Ganso não apresentava sintomas. Na nota de quinta, o Fluminense disse que, provavelmente, o jogador contrair a miocardite durante uma gripe que contraiu em novembro.

(Imagem: Ahmet Misirligul/Shutterstock)

O que é e quais os sintomas da miocardite? E como afeta o coração?

A miocardite pode ser definida como doença inflamatória do miocárdio, o que pode resultar em alterações temporárias no coração ou mesmo permanentes, em casos mais graves.

O quadro pode ser causado por grande variedade de agentes infecciosos, como vírus (a forma mais comum), protozoários, bactérias e fungos.

Em casos leves, a miocardite pode ser assintomática, mas em casos graves pode provocar dor no peito, batimento cardíaco irregular, falta de ar, cansaço excessivo, inchaço das pernas e dos pés e tontura.

Na maioria das vezes, a miocardite desaparece ao tratar a infecção, mas se a inflamação estiver em um grau severo pode ser necessário internação hospitalar ou mesmo transplante de coração.

Imagem mostra relação entre coração e covid-19.
(Imagem: Kateryna Kon/Shutterstock)

Qual a diferença entre miocardite aguda e grave?

A fase aguda dura alguns dias e, durante o início da infecção, o paciente pode se curar sozinho sem sequelas ou progredir para a fase a subaguda (de algumas semanas a meses) ou mesmo para fase crônica.

Leia também

No caso de miocardite crônica, pode haver desenvolvimento de miocardiopatia dilatada, doença que ocorre com a distensão das fibras musculares do coração. Isso pode provocar coágulos de sangue, arritmias, infarto e morte súbita. 21% dos casos de miocardite em três anos se tornam miocardiopatia dilata, segundo pesquisa publicada na revista Heart em 2001.

Entretanto, na maioria dos pacientes com miocardite viral, o patógeno é eliminado com o próprio sistema imune.

Miocardite tem cura?

Sim, tem cura. Na maioria das vezes, a miocardite desaparece ao tratar a infecção, mas se a inflamação no coração estiver em um grau severo pode ser necessário internação hospitalar ou mesmo transplante cardíaco.

Ramana Rech
Colaboração para o Olhar Digital

Ramana Rech é jornalista formada pela ECA-USP. Participou do Curso Estadão de Jornalismo Econômico e tem passagem pela Editora Globo e Rádio CNN.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.