YouTube lança plano de assinatura mais barato sem anúncios

Novidade está disponível nos EUA e será expandida para outros países ainda neste ano; assinatura não inclui vídeos musicais
Bruna Barone05/03/2025 18h07
À frente, logo do YouTube em um smartphone; atrás, página do YouTube em um notebook
(Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube anunciou nesta quarta-feira (5) o início da expansão do piloto Premium Lite para usuários nos Estados Unidos. O plano oferece uma “maneira nova e mais acessível de aproveitar a maioria dos vídeos” sem anúncios por US$ 7,99 por mês (R$ 46 na cotação atual).

Nas próximas semanas, a rede vai ampliar o acesso ao Premium Lite para usuários onde o piloto também está passando por testes: Tailândia, Alemanha e Austrália. Não há previsão de lançamento no Brasil, mas a plataforma já informou que uma nova expansão de público será anunciada ainda neste ano.

O plano é uma alternativa ao YouTube Premium regular, atualmente em US$ 13,99 para usuários americanos ou R$ 24,90⁠ para assinantes brasileiros na categoria individual. A nova opção, no entanto, mantém anúncios para vídeos musicais e não oferece downloads offline e reprodução em segundo plano, como o Premium.

Nova opção de plano mais barato será expandido ainda neste ano (Imagem: YouTube/Divulgação)

No Brasil, também há opções na categoria Família por R$ 41,90/mês e Estudante por R$ 13,90/mês. O YouTube Music Premium está incluído na assinatura Premium, com mais de 100 milhões de músicas sem anúncios, off-line e com a tela bloqueada.

Leia Mais:

Novas oportunidades

Como informado pelo Olhar Digital, com a versão Lite, o YouTube busca atrair fãs de podcasts e outros conteúdos sem videoclipes, garantindo receita por meio de assinaturas. É também uma estratégia para aumentar os ganhos de criadores de conteúdo, reduzindo a dependência de publicidade.

Assinatura Premium Lite pode aumentar receita de criadores de conteúdo (Imagem: YouTube)

“Estamos testando o Premium Lite para garantir que temos o equilíbrio certo de recursos e benefícios para os espectadores que querem assistir à maioria dos vídeos sem anúncios – seja de jogos, comédia, culinária ou aprendizado”, diz o comunicado. “Essa expansão acontece quando o YouTube Music e o Premium alcançam mais de 125 milhões de assinantes, incluindo testes globalmente”.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.