Recurso usa IA agêntica (Imagem: Divulgação/Opera)
Nesta quinta-feira, (6), a Opera revelou seu mais novo lançamento: o Browser Operator, um agente de inteligência artificial (IA) integrado ao navegador capaz de realizar tarefas de navegação de forma autônoma. Essa inovação promete transformar a maneira como os usuários interagem com a internet, passando de simples portal de acesso para assistente digital ativo.
De acordo com Krystian Kolondra, EVP da Opera, “durante mais de 30 anos, os navegadores serviram apenas para acessar a web, mas nunca para realizar tarefas para você. Hoje, isso muda completamente.” O Browser Operator é o primeiro passo rumo à transformação do navegador em aplicativo agente, que age sob comando em linguagem natural para facilitar o dia a dia dos usuários.
Leia mais:
Diferente de outras soluções que estão em fase de testes, a Opera implementa sua IA de forma nativa no lado do cliente. Isso significa que o Browser Operator opera diretamente no dispositivo do usuário, sem depender de capturas de tela ou gravações da sessão de navegação para processar as informações. Essa abordagem garante navegação mais ágil e protegida, mantendo os dados do usuário localmente, informa a empresa.
Atualmente, o Browser Operator está disponível em versão de pré-lançamento, com testes já em andamento. A Opera planeja incluir essa funcionalidade no seu programa de recursos de inteligência artificial nos próximos meses.
Esta post foi modificado pela última vez em 6 de março de 2025 01:39