Tab Islands, ou guia na ilha no português, é um recurso disponibilizado pelo navegador Opera que permite ao usuário manter suas guias agrupadas e organizadas para facilitar a navegação. As ilhas na guia juntam as páginas do browser que são abertas em um contexto, e as separam por sessões para que fique descomplicado procurar uma página ou pesquisa.

Esses grupos de guias ficam conectados, o que torna mais fácil de encontrar as guias relacionadas a determinadas pesquisas, muito útil se você costuma abrir muitas abas seja para trabalho, compras ou entretenimento.

Leia também:

Como agrupar guias no Tab Islands?

Se você está em um site, vamos supor que seja o Pinterest, e seleciona várias imagens para abrir em uma nova aba, automaticamente o Opera cria uma Tab Island. Mas se deseja abrir uma guia na ilha de forma manual, basta apertar Alt + T ou seguir o passo a passo a seguir:

publicidade

Tempo necessário: 1 minuto.

  1. Abra uma nova guia

    Para abrir uma Tab Islands no seu navegador, clique no símbolo “+” para abrir uma nova guiaTab Islands

  2. Clique no ícone do menu

    Tab Islands

  3. Clique em “Nova guia na ilha”

  4. A ilha de guias será separada por um marcador colorido

Para encolher ou expandir as abas no grupo basta tocar no marcador. Nas Tab Islands também é possível mudar a ordem das abas, basta clicar e arrastar as abas para a esquerda ou direita. Apertando o Shift e clicando em diferentes abas, o usuário consegue gerenciar várias guias de uma vez.