Dedos e altura de jogadoras de futebol poderiam prever seu desempenho

Novo estudo descobriu que altura e proporção dos dedos de jogadoras profissionais pode indicar produção de substância relacionada a atividades intensas
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 07/03/2025 04h30, atualizada em 01/04/2025 10h34
jogadora de futebol
Imagem: Supamotionstock.com/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Universidade de Swansea (Inglaterra) estão conduzindo estudo focado em como os níveis de lactato, substância gerada pelo corpo durante exercícios físicos intensos, podem ser previstos com base na proporção entre os comprimentos dos dedos indicador e anelar (2D:4D) de jogadoras de futebol profissional.

Os resultados estão publicados na revista Early Human Development. No ano passado, foi publicado na mesma revista o estudo sobre jogadores do futebol masculino.

O lactato é liberado na corrente sanguínea durante atividades de alta intensidade e, em níveis elevados, pode indicar que o corpo está em um estado de estresse.

Descobertas da pesquisa que relaciona altura dos dedos e o lactato

  • O estudo, liderado pelo Professor John Manning, descobriu que, para as mulheres, tanto a altura quanto a proporção 2D:4D (comprimento relativo do dedo anelar em relação ao indicador) são preditores significativos de como o corpo reage ao exercício;
  • Mulheres altas e aquelas com dedos anelares mais longos, em relação aos indicadores, apresentaram níveis mais baixos de lactato após exercícios intensos;
  • Essa relação é atribuída ao impacto do equilíbrio hormonal entre testosterona e estrogênio durante o desenvolvimento fetal e a puberdade;
  • Para os homens, o principal fator preditor de níveis de lactato era a proporção 2D:4D, com homens que tinham dedos anelares mais longos em relação aos indicadores mostrando menor produção de lactato, mas a altura não foi um fator como foi para as mulheres.

Relação entre os comprimentos dos dedos indicador e anelar pode indicar a resposta do corpo ao exercício intenso (Imagem: Oleksandr Osipov/Shutterstock)

Leia mais:

Esses achados têm implicações significativas não apenas para o futebol, mas também para outras modalidades esportivas, como a corrida de longa distância.

Além disso, a pesquisa pode ser relevante em ambientes clínicos, já que altos níveis de lactato são frequentemente observados em condições médicas graves, como após um ataque cardíaco.

O trabalho do professor Manning, pioneiro no estudo da relação entre a proporção de dedos e vários aspectos da saúde, também está explorando outras conexões, como a influência dos dedos no consumo de oxigênio e nos hábitos de consumo de álcool das pessoas.

Descobertas do estudo podem ter implicações para o desempenho esportivo e a saúde geral (Imagem: fotokostic/iStock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.