Metade das emissões de CO² do mundo vêm de 36 empresas, mostra estudo

Segundo os pesquisadores, os dados fortalecem a cobrança para responsabilizar estas empresas por sua contribuição para a crise climática
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 07/03/2025 07h00, atualizada em 01/04/2025 10h34
shell
Imagem: Magda Wygralak/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em 2023, 36 empresas de combustíveis fósseis foram responsáveis por metade das emissões globais de carbono, gerando mais de 20 bilhões de toneladas de CO², segundo uma nova pesquisa da plataforma Carbon Majors.

Entre essas empresas estão gigantes como Saudi Aramco, ExxonMobil, Shell e empresas chinesas. Se a Saudi Aramco fosse um país, ficaria em quarto lugar entre os maiores poluidores, atrás apenas de China, EUA e Índia.

Apesar da meta global de reduzir as emissões em 45% até 2030 para limitar o aquecimento global a 1,5 °C, as emissões continuam a crescer. A Agência Internacional de Energia alertou que novos projetos de combustíveis fósseis após 2021 são incompatíveis com o objetivo de emissões líquidas zero até 2050.

Leia mais:

Lupa destacando a escrita "CO₂"
Emissões de carbono em crescimento estão em desacordo com metas de 2030
(Imagem: SuPatMaN/Shutterstock)

Dependência por combustíveis fósseis precisa diminuir

  • Christiana Figueres, ex-chefe da ONU sobre mudanças climáticas, enfatizou a necessidade de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e avançar para um sistema econômico descarbonizado.
  • O relatório destaca o impacto desproporcional das maiores empresas de combustíveis fósseis, que estão aumentando sua produção e emissões, apesar dos compromissos climáticos globais.
  • Esses dados têm sido usados em processos judiciais e regulatórios, incluindo ações nos EUA para responsabilizar empresas por danos climáticos.
  • As 36 empresas, que incluem estatais como a China Energy e Gazprom, dominam as emissões, com o carvão sendo a principal fonte (41%), seguido por petróleo (32%) e gás (23%).

Os dados históricos indicam que dois terços das emissões de carbono desde a Revolução Industrial vêm de 180 empresas, com muitas delas ainda operando. O estudo alertou para a necessidade de ação governamental para enfrentar a expansão dos combustíveis fósseis e mitigar a crise climática.

combustíveis fósseis
Dados de novo estudo podem servir de evidência para aprovar medidas que impeçam novos projetos usando combustíveis fósseis – Imagem: Lane V. Erickson / Shutterstock.com
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.