Você tem ideia da força dos podcasts no Brasil?

Palestra no Spotlight, evento em comemoração aos 20 anos do Olhar Digital, discutiu o impacto dos podcasts no marketing de influência
Por Flavia Correia, editado por Bruno Capozzi 07/03/2025 12h01
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O Brasil entrou na onda do podcast em 2004. Crédito: DC Studio - Shutterstock
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O podcast se consolidou como um dos formatos mais influentes no cenário da comunicação digital, especialmente no Brasil, onde o consumo deste conteúdo vem crescendo de maneira acelerada. 

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Em uma palestra realizada durante o Spotlight, evento em comemoração aos 20 anos do Olhar Digital, Bruno Martins, Head de Criação e Projetos Originais do Grupo Farol,  especialista em desenvolvimento e criação de formatos originais para a TV e o digital, discutiu o impacto dos podcasts no mercado de influenciadores e na chamada “Creators Economy“. 

Ele detalhou o crescimento do formato desde a sua introdução no Brasil em 2004, abordando os aspectos que o tornaram um poderoso meio de influência na sociedade e a forma como ele se conecta diretamente com o público. Para Martins, o podcast se tornou uma forma de mídia única, capaz de gerar grandes engajamentos e mudar opiniões, se tornando um protagonista nas estratégias de marketing de influência.

“Podcasts que movem massas: a nova era de ouro do áudio”, palestra ministrada por Bruno Martins no evento Spotlight. Crédito: João Neto

Principais pontos abordados na palestra:

1. Marketing de Influência no Brasil e América Latina 

Em 2018, o gasto com marketing de influência na América Latina era baixo, mas a tendência de crescimento tem sido constante. Segundo dados apresentados por Martins, o investimento previsto para 2027 pode chegar a 500 bilhões de reais mundialmente. O Brasil, com sua vasta população e adoção rápida de novas tecnologias, se destaca como um dos maiores consumidores de podcasts no mundo.

2. O podcast como fenômeno de influência 

Criado no início dos anos 2000 com a junção do iPod e a tecnologia de Broadcast, o podcast se transformou em uma das formas mais eficazes de comunicação. Com a proximidade e a autoridade gerada por seus apresentadores, os podcasts passaram a influenciar decisões de compra e formar comunidades de ouvintes altamente engajadas.

3. A pesquisa que revelou o poder do podcast 

O palestrante relatou que, em uma pesquisa da Magna em parceria com a Vox Media, 79% dos entrevistados disseram que consideram os podcasts mais confiáveis do que outros conteúdos das mídias sociais. Além disso, 75% dos participantes afirmaram que mudaram de opinião após ouvir um episódio de podcast, destacando o poder de persuasão desse formato.

4. A tradição do podcast no Brasil 

Segundo Martins, o Brasil entrou na onda do podcast em 2004, com o lançamento do programa Digital Minds, que marcou o início dessa tendência no país. Hoje, diversos programas populares fazem sucesso nesse estilo, sendo um reflexo de como o Brasil se tornou um dos líderes mundiais no consumo desse tipo de conteúdo.

5. A capacidade de viralização e baixo custo de produção 

O podcast, apesar de sua produção simples em comparação com outras formas de mídia, tem um enorme potencial de viralização. Martins destacou que um corte de podcast pode atingir milhões de visualizações nas redes sociais com um custo muito baixo em relação ao retorno que gera, comparado a outras produções audiovisuais de grande porte.

6. O engajamento e a comunidade criada pelos podcasts 

Os podcasts criam comunidades de ouvintes extremamente engajados, como exemplificado com o público do “Benjamin Mutu”, apresentado por Benjamin Bach, voltado ao público esportivo. Cada episódio atrai novos ouvintes, e as discussões geradas nos chats ao vivo e nas redes sociais ampliam ainda mais o engajamento. “A comunidade gerada em torno dos podcasts é um dos maiores diferenciais desse formato”, disse Martins durante a palestra.

Bruno Martins, palestrante do evento Spotlight, falando sobre o formato podcast. Crédito: João Neto

Você está dentro de uma comunidade que você gosta, ouvindo o apresentador que você gosta falar. Então, isso é muito mais aceitável do que uma publicidade que aparece no seu feed, de maneira aleatória. Você buscou aquele conteúdo, você está mais apto a receber aquela informação.

Bruno Martins, Head de Criação e Projetos Originais do Grupo Farol

7. O papel dos podcasts na jornada do consumidor 

Os podcasts não apenas geram conscientização sobre produtos e serviços, como também reforçam a autoridade e promovem o “endorsement“, ou endosso, por meio da credibilidade dos apresentadores. O formato cria uma relação de confiança com o ouvinte, sendo altamente eficaz em campanhas de branding e fidelização, mesmo que a conversão direta seja mais difícil.

Palestrante aborda o impacto cultural e social dos podcasts

Além de revolucionar a forma como consumimos conteúdo, os podcasts também se tornaram um fenômeno cultural no Brasil. De acordo com o relatório do Spotify, o país é líder mundial em consumo semanal de podcasts, com 39,7% de usuários recorrentes. 

Martins destacou que esse hábito é especialmente forte entre os jovens da geração Z, 79% dos quais afirmam que os podcasts proporcionam um tema de conversa com amigos e familiares. “Ouvir um podcast é como assistir ao último episódio de uma série. É uma conversa que todos têm, e isso torna o podcast uma parte importante da cultura atual”.

Mais do que a capacidade de engajar e criar comunidades, os podcasts também têm um forte impacto na construção de confiança, segundo Martins. Ele citou um estudo que revelou que 63% dos ouvintes de podcasts já compraram um produto ou serviço anunciado durante um episódio. Para o palestrante, embora o podcast não seja a melhor ferramenta para conversões imediatas, ele é crucial para a construção da confiança de longo prazo, um componente essencial da jornada do consumidor.

A era do improviso cede espaço para uma atuação especializada, que demanda mensuração precisa, gestão estruturada e repertório técnico. A pressão do mercado, que exige cada vez mais profissionalismo, impulsiona para outro nível aqueles que atuam no backstage. Profissionalizar essa base é essencial para sustentar o futuro desse ecossistema. Se antes era tudo na base do improviso, hoje o backstage formado por quem planeja, analisa e faz a roda girar, precisa ser cada vez mais especializado.

Bruno Martins, Head de Criação e Projetos Originais do Grupo Farol

O futuro do formato no Brasil e no mundo

Apesar de seu crescimento e eficácia, o mercado de podcasts enfrenta desafios. A concorrência no Brasil é intensa, e os produtores precisam ser cada vez mais criativos para se destacar. 

“É um mercado que exige muita criatividade e inovação”, disse Martins. “Por isso, no Grupo Farol, estamos sempre em busca de novas formas de conectar com o público e criar conteúdos que façam diferença na vida das pessoas”.

O panorama futuro do podcast é promissor, com previsões de que o formato continue crescendo tanto em audiência quanto em investimentos publicitários. Com a ascensão da creators economy, os podcasts têm um papel central no marketing de influência e devem continuar se diversificando para atender a diferentes nichos de mercado. 

Martins destacou que, além de produções de entretenimento e esportes, o podcast se expandiu para áreas como negócios, saúde e educação, com uma audiência cada vez mais diversificada.

Podcast é um formato que já está inserido no dia a dia do povo brasileiro. Já figura como uma das maiores fontes de informação e entretenimento dos brasileiros. E assim continuará por muito tempo.

Bruno Martins, Head de Criação e Projetos Originais do Grupo Farol
Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.