X/Twitter apresenta instabilidade; Musk fala em ‘ataque massivo’

O X (antigo Twitter) amanheceu instável nesta segunda-feira (10) – e não só no Brasil. Elon Musk fala em ciberataque
Por Pedro Spadoni, editado por Rodrigo Mozelli 10/03/2025 07h35, atualizada em 10/03/2025 21h48
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O X (antigo Twitter) amanheceu instável nesta segunda-feira (10). Usuários começaram a sinalizar que a rede social está com problemas por volta das 7h no site Downdetector, que monitora o funcionamento de plataformas em tempo real.

Na redação do Olhar Digital, alguns relataram lentidão e problemas na responsividade da rede social. Já outros não observaram problemas na plataforma.

Captura de tela de gráfico sobre reclamações do Twitter no Downdetector
Reclamações sobre problemas no Twitter começaram por volta das 7h no Downdetector (Imagem: Reprodução/Downdetector)

Como costuma acontecer neste tipo de situação, usuários comentaram sobre a situação na própria rede social. E, aparentemente, não foi um problema ocorrido apenas no Brasil. Confira abaixo alguns exemplos pinçados pelo Olhar Digital:

Leia mais:

Elon Musk afirmou no X que se trata de um ciberataque massivo:

“Houve (ainda há) um ataque cibernético massivo contra o X. Somos atacados todos os dias, mas isso foi feito com muitos recursos. Ou um grupo grande e coordenado e/ou um país está envolvido. Investigando…”.

Elon Musk

X (aparentemente) voltando ao normal

Por volta das 17h26 (horário de Brasília), vários relatos apontam para o funcionamento normal do X. O Olhar Digital também notou que os serviços da rede social de Elon Musk se mostram normais novamente.

No fim da tarde desta segunda-feira (10), o grupo hacker Dark Storm Team reivindicou os ataques. Os criminosos são conhecidos por seus discursos pró-Palestina.

Já no fim da noite desta segunda-feira (10), Musk deu mais informações sobre o ataque em entrevista à Fox Business. Nela, alegou que a ofensiva teria partido da região da Ucrânia. “Não temos certeza exatamente do que aconteceu, mas houve um ataque cibernético maciço para tentar derrubar o sistema X, com endereços IP originários da área da Ucrânia“, sugeriu.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: