Novo estádio do Manchester United terá energia solar; conheça o projeto

Reforma faz parte de um plano maior para revitalizar o distrito onde está localizado o Old Trafford, com conclusão prevista para 2031
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 11/03/2025 18h01
Captura-de-tela-2025-03-11-165025-1920x1080.png
Estádio terá tenda para reaproveitar água da chuva (Imagem: Foster + Partners/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Novas imagens do futuro estádio do Manchester United foram reveladas nesta terça-feira (11) pelo escritório de arquitetura Foster + Partners. A obra ainda depende de um plano diretor para trabalhos mais detalhados de viabilidade, consultoria, design e planejamento.

O estádio será coberto por uma estrutura semelhante a um guarda-chuva, que será usada para coletar água e produzir energia solar, reduzindo custos operacionais. A tenda vai cobrir uma grande praça pública, duas vezes maior que a Trafalgar Square.

Praça pública será duas vezes maior do que a Trafalgar Square (Imagem: Foster + Partners/Divulgação)

O novo estádio terá capacidade para receber 100.000 espectadores, o que é um aumento significativo do espaço atual, construído em 1910, que comporta até 74.000 pessoas. As obras devem ser concluídas até 2031.

“Ao construir próximo ao local existente, seremos capazes de preservar a essência do Old Trafford, ao mesmo tempo em que criamos um estádio verdadeiramente de última geração que transforma a experiência do torcedor, a poucos passos de nossa casa histórica”, disse Sir Jim Ratcliffe, coproprietário do Manchester United.

Estádio terá capacidade para receber até 100 mil pessoas (Imagem: Foster + Partners/Divulgação)

Leia Mais:

Projeto ambicioso

A expansão do estádio faz parte de um plano maior para revitalizar o distrito onde está localizado o Old Trafford. O projeto pretende melhorar as conexões de transporte na região, além de criar até 17.000 novas residências.

Revitalização do distrito pode incluir 17 mil novas residências (Imagem: Foster + Partners/Divulgação)

Segundo o presidente-executivo do Manchester United, Omar Berrada, o clube considerou “cuidadosamente as opiniões de milhares de fãs e moradores locais” e decidiu que o novo estádio é o “caminho certo para o Manchester United e a comunidade”.

A reforma pode gerar £ 7,3 bilhões adicionais por ano para a economia do Reino Unido e atrair mais 1,8 milhão de visitantes anualmente. “Nosso objetivo de longo prazo como clube é ter o melhor time de futebol do mundo jogando no melhor estádio do mundo”, disse Berrada.

Projeto pretende atrair mais 1,8 milhão de visitantes por ano (Imagem: Foster + Partners/Divulgação)
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.