NASA lança, com sucesso, duas missões revolucionárias ao Espaço

Telescópio espacial SPHEREx e conjunto de satélites solares PUNCH foram lançados por um foguete Falcon 9, da SpaceX
Rodrigo Mozelli12/03/2025 00h35, atualizada em 12/03/2025 21h02
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na madrugada desta quarta-feira (12), a NASA enviou, ao Espaço, duas missões no mesmo foguete da SpaceX, o Falcon 9. O lançamento estava originalmente programado para os primeiros minutos de sábado (8), no entanto, foi suspenso pela empresa para verificações adicionais no veículo.

Esperava-se, então, que isso ocorresse nesta terça-feira (11), mas, segundo a SpaceX, o tempo não estava favorável e houve problema com uma das espaçonaves da NASA. O lançamento desta quarta-feira (12) foi realizado à 0h10 (horário de Brasília).

Imagem do foguete deixando a atmosfera
Separação dos módulos ocorreu sem problemas (Imagem: Reprodução/YouTube/NASA)

O telescópio SPHEREx e o conjunto de satélites solares PUNCH decolaram a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia (EUA). O evento foi transmitido pela agência espacial estadunidense em seu canal no YouTube.

A estratégia de compartilhamento de viagem faz parte do Programa de Serviços de Lançamentos da NASA, que busca otimizar custos ao combinar diferentes missões científicas em um único foguete. Isso permite dividir os gastos entre a verba do governo dos EUA e o dinheiro de empresas privadas, ampliando as oportunidades para a exploração espacial.

Os dois estágios do Falcon 9 se separaram da forma como deveriam fazer e o foguete da Spacex retornou à Terra e pousou na base de lançamento com perfeição. Agora, SPHEREx e PUNCH estão rumando aos seus respectivos destinos. A seguir, o Olhar Digital explica o que cada missão irá fazer.

Animação da SPACEx
Animação representando a missão SPHEREx, da NASA. Crédito: NASA

SPHEREx vai criar grande mapa do Universo

O Espectrofotômetro para a História do Universo, Época da Reionização e Explorador de Gelos (SPHEREx, na sigla em inglês) é um telescópio espacial que examinará o Universo em infravermelho. Ele funcionará como versão panorâmica do Telescópio Espacial James Webb (JWST), captando a luz e analisando a composição de bilhões de galáxias.

Enquanto o JWST se concentra em detalhes minuciosos de objetos distantes, o SPHEREx fará mapeamento amplo, revelando o contexto em que esses objetos estão inseridos. Com isso, ajudará a entender a formação das primeiras galáxias e a origem da água no Sistema Solar.

Imagem do módulo dois, que está com coloração alaranjada
Agora, missões da NASA estão rumando para seus destinos (Imagem: Reprodução/YouTube/NASA)

Leia mais:

PUNCH, da NASA, quer desvendar segredos do vento solar

O Polarímetro para Unificar a Coroa e a Heliosfera (PUNCH, na sigla em inglês) é uma missão composta por quatro satélites que estudarão a coroa solar – a atmosfera externa do Sol. O objetivo é entender como essa camada se transforma no vento solar, corrente de partículas que atravessa o Espaço e influencia o ambiente ao redor da Terra.

SPHEREx separada do módulo dois
SPHEREx segue seu caminho (Imagem: Reprodução/YouTube/NASA)

O vento solar interage com a heliosfera, a bolha protetora em torno do Sistema Solar. Compreender essa dinâmica é essencial para prever tempestades solares e minimizar seus impactos em redes elétricas, comunicações via satélite e, até, na segurança de astronautas em missões espaciais.

Representação artística da missão SPHEREx, da NASA. Crédito: NASA

Impactos e expectativas das missões

O SPHEREx investigará questões fundamentais, como os eventos que ocorreram logo após o Big Bang e a presença de moléculas essenciais para a vida no cosmos. Já o PUNCH utilizará técnicas inovadoras, como a análise da polarização da luz, para detalhar fenômenos solares e criar “eclipse artificial” que facilitará a observação da coroa solar.

Segunda parte do PUNCH deixando o segundo módulo
Ambas as partes do PUNCH foram ejetadas do módulo dois com sucesso (Imagem: Reprodução/YouTube/NASA)

Ambas as missões representam avanços significativos na compreensão do Espaço. Enquanto o SPHEREx trará novo panorama da história do Universo, o PUNCH ajudará a proteger a Terra dos efeitos do clima espacial.

Quatro satélites da missão PUNCH
Os quatro satélites da missão PUNCH, da NASA, em imagem conceitual. Crédito: NASA

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.