Rara orca branca é vista nadando na costa do Japão

Imagem foi capturada por fotógrafo japonês de vida selvagem que afirmou nunca ter visto uma orca com tal coloração
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 12/03/2025 06h10
orca-branca-1-1920x1072.png
Imagem: N. Hayakawa
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A região de Rausu, na Península de Shiretoko, no Japão, é um local muito procurado por quem quer observar orcas. Isso porque os animais costumam utilizar esta rota de migração, o que facilita o avistamento.

No entanto, o fotógrafo japonês de vida selvagem N. Hayakawa acabou se deparando com uma imagem rara e impressionante. Durante uma de suas expedições, ele flagrou um grupo, no qual uma orca macho completamente branca apareceu inesperadamente.

Avistamento é considerado bastante raro

  • Hayakawa afirmou que dedica-se a registrar animais terrestres e marinhos pelo território do Japão há quase vinte anos.
  • No entanto, nunca havia se deparado com nada assim.
  • Ele ainda revelou que ficou nervoso com o que viu.
  • Também disse que o animal parecia ter uma “cor creme dourado”.
  • Além disso, contou que ele parecia ter “olhos pretos”.

Leia mais

Fatores genéticos podem explicar coloração da orca

Animais com coloração diferenciada não são uma novidade. Existem, por exemplo, casos de morcegos totalmente brancos ou pinguins totalmente pretos. Isso normalmente acontece devido a fatores genéticos ligados à pigmentação.

Hayakawa afirmou que não sabia ao certo o que causava o tom incomum da orca. No entanto, o relato sobre a cor dos olhos indica que ela poderiam ter leucismo, uma condição caracterizada pela perda parcial de pigmentação.

dupla hélice de dna
Coloração diferenciada pode ter uma explicação genética (Imagem: Natali _ Mis/Shutterstock)

A falta de melanina em orcas brancas pode ser uma característica genética herdada de seus pais, resultando em uma coloração ‘cremosa’. Esta condição não causa problemas à saúde dos animais, mas pode torná-los mais visíveis e vulneráveis a predadores, o que diminui as chances de proliferação e de avistamento.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: