Imagem: buradaki/Shutterstock
O “Senhor dos Anéis” é também o “Senhor das Luas”: astrônomos identificaram 128 novas luas na órbita de Saturno. Com a descoberta, o planeta chega a 274 luas, se isolando como recordista.
Além de ajudar a ciência a entender melhor a formação desses objetos, a novidade pode dar pistas sobre a origem dos famosos anéis de Saturno.
Há alguns anos, o título era de Júpiter, com 95 luas confirmadas até 5 de fevereiro deste ano.
Mas Saturno ultrapassou esse posto há alguns anos, quando 62 objetos haviam sido encontrados pelo telescópio Canada France Hawaii. O pesquisador Edward Ashton, bolsista de pós-doutorado no Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sincia (Taiwan) e líder do estudo que identificou os novos astros, revelou que, sabendo que as descobertas anteriores eram possíveis luas, era provável que mais delas estavam por lá, esperando para serem descobertas. Isso aconteceu em 2023.
As 128 novas luas foram confirmadas esta semana pela União Astronômica Internacional, isolando Saturno nessa posição. E para Ashton, Júpiter não conseguirá mais alcançá-lo.
Com a oficialização, os astros ganharam nomes temporários, formados por conjuntos de números e letras. A intenção é que, eventualmente, eles recebam nomes baseados em deuses gauleses, nórdicos e inuítes canadenses, seguindo a tradição das luas de Saturno.
O The Guardian explicou que os objetos foram encontrados a partir da técnica “shift and stack”, na qual astrônomos usam imagens sequenciais do caminho da lua pelo céu e as combinam para torná-la brilhante o suficiente para ser observada.
Leia mais:
A pesquisa ainda explicou que as luas não são redondinhas, como podemos imaginar. Elas são irregulares, em formato de batata, e com apenas alguns quilômetros de diâmetro.
Ashton, inclusive, lembrou que não há uma definição exata do que é classificado como lua. E deveria haver.
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de março de 2025 16:18