Energia solar liderou crescimento da rede elétrica dos EUA em 2024

Com 50 gigawatts de nova capacidade instalada, a energia solar superou outras fontes, mas ainda enfrenta críticas pelos altos custos
Leandro Costa Criscuolo12/03/2025 03h30
energia solar eua
Imagem: Scharfsinn/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em 2024, a energia solar foi responsável pela maior adição de capacidade à rede elétrica dos EUA em mais de 20 anos, com cerca de 50 gigawatts de nova capacidade instalada, superando qualquer outra fonte de eletricidade, segundo relatório da Solar Energy Industries Association e da Wood Mackenzie, revelado pelo New York Times.

Esse crescimento vem em meio às críticas de Chris Wright, novo secretário de energia dos EUA, que questiona a viabilidade da energia solar e eólica para atender à crescente demanda por eletricidade, além de afirmar que esses recursos estão elevando os custos de energia.

“A energia eólica e solar, as queridinhas da última administração e de grande parte do mundo hoje, fornecem cerca de 3% da energia primária global”, disse Wright. “Em todos os lugares, a penetração de energia eólica e solar aumentou significativamente, os preços na rede aumentaram e a estabilidade da rede caiu.”

Leia mais

Secretário de Energia dos EUA alerta sobre custos da energia solar e da estabilidade das redes – Imagem: Fit Ztudio / Shutterstock.com

Energia solar: a melhor saída para atender data centers

  • Apesar das críticas, a energia solar e os sistemas de armazenamento de baterias continuam a crescer, com expectativas de que mantenham sua liderança em novas instalações em 2024.
  • Defensores da energia renovável destacam que a solar é uma solução rápida e acessível para suprir a crescente demanda por eletricidade.
  • O crescimento dessa demanda ocorre especialmente com o aumento da demanda por data centers ligados ao crescimento da inteligência artificial.

Entretanto, o uso crescente dessas fontes renováveis tem gerado aumento nos preços da eletricidade, que atingiram níveis recordes em 2024, além de levantar preocupações sobre a estabilidade das redes elétricas.

Especialistas preveem um aumento significativo na demanda por eletricidade nos próximos anos, especialmente devido ao crescimento de data centers, e destacam a necessidade de equilibrar acessibilidade, confiabilidade e segurança energética com as preocupações climáticas.

Painéis de energia solar durante pôr-do-sol
A energia solar é uma das fontes renováveis com uso crescente em várias regiões do mundo (Imagem: bombermoon/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.