Audiência secreta vai analisar disputa entre Apple e governo do Reino Unido

Empresa entrou com ação legal contra demanda do Ministério do Interior, que alega necessidade de acesso a informações para proteger segurança nacional
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 13/03/2025 01h40
Logos da Apple e do iCloud
Maçã diz que prioriza segurança em nuvem (Imagem: sdx15/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple está enfrentando disputa legal contra o governo do Reino Unido, que busca acesso aos dados criptografados de seus clientes, protegidos pelo programa Advanced Data Protection (ADP).

A questão será analisada em audiência secreta no Tribunal Superior, programada para a próxima sexta-feira (14), conforme reportado pela BBC.

O Ministério do Interior do Reino Unido quer que a Apple forneça dados protegidos pela criptografia de ponta a ponta do ADP, que impede até mesmo a maçã de acessar informações dos usuários.

apple uk
Apple desafia governo do Reino Unido sobre acesso a dados criptografados de clientes (Imagem: 1000 Words/Shutterstock)

Apple se recusa a enfraquecer segurança de seus dados

  • A justificativa do governo é a necessidade de proteger a segurança nacional, permitindo o acesso a esses dados em investigações relacionadas a crimes graves;
  • A Apple, no entanto, entrou com ação legal contra a demanda, reiterando seu compromisso de não enfraquecer a privacidade e segurança de seus sistemas, afirmando que nunca criará “backdoors” para acessar dados;
  • A audiência será realizada em sigilo devido à natureza sensível do caso, mas ativistas de privacidade, como Caroline Wilson Palow da Privacy International, argumentam que a audiência deveria ser pública, já que pode afetar a segurança de milhões de usuários.

Leia mais:

Essa disputa começou em fevereiro, quando o governo britânico solicitou o direito de acessar os dados criptografados, e aumentou quando a Apple retirou o ADP do Reino Unido. A empresa, que lamenta a situação, afirmou que a segurança de seus sistemas de armazenamento em nuvem é prioridade.

O Ministério do Interior, por sua vez, defende que o acesso a esses dados é essencial para combater crimes, como abuso infantil e terrorismo, mas que o direito à privacidade será impactado apenas de maneira excepcional e proporcional.

reino unido
Autoridades do Reino Unido desejam acesso aos dados da Apple para poder combater crimes (Imagem: Pixels Hunter/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.