Quem é Lip-Bu Tan, novo CEO da Intel

Em busca de recuperar o prestígio após ficar obsoleta com o boom da inteligência artificial, a Intel anunciou um veterano da indústria como novo CEO
Leandro Costa Criscuolo13/03/2025 15h56, atualizada em 13/03/2025 20h50
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Intel anunciou seu novo CEO, Lip-Bu Tan, que terá a missão árdua de recuperar o prestígio de uma empresa que passa por um momento conturbado. O futuro presidente-executivo da companhia é um veterano da indústria de semicondutores e investidor de destaque, especialmente em empresas chinesas, como lembra o Wall Street Journal.

Com uma trajetória que inclui liderar a Cadence Design Systems e fundar a Walden International, Tan tem sido uma figura importante no setor. Ele também tem um histórico de investimentos em startups asiáticas, incluindo a Semiconductor Manufacturing International, uma gigante chinesa de chips.

Em sua carreira, Tan já recuperou uma empresa que estava em crise

  • Na Cadence, Tan ajudou a reerguer a empresa, concentrando-se no que a Intel disse ser uma “inovação centrada no cliente”.
  • Sua liderança ajudou a dobrar a receita e expandir as margens.
  • “A Cadence estava em apuros” disse Morris Chang, presidente da gigante dos chips TSMC, em uma homenagem a Tan em 2016. “Lip-Bu livrou a Cadence dos problemas.”

No entanto, seus laços com a China geraram preocupações em Washington, especialmente devido a investimentos da Walden em empresas chinesas de semicondutores e IA, algumas das quais foram incluídas na lista negra dos EUA por preocupações de segurança nacional.

Esses vínculos foram destacados por comissões do governo americano, que levantaram questões sobre os impactos de suas escolhas de investimento.

intel
Novo CEO da Intel tem carreira extensa liderando de empresas de tecnologia – Imagem: canon_photographer/Shutterstock

Leia mais:

Tan assume a Intel em um momento crítico, em que a empresa enfrenta desafios, como a queda na demanda por seus chips de processamento central e especulações sobre possíveis divisões nos negócios da empresa, como a separação de sua fabricação de chips.

Embora as ações da Intel tenham subido, os analistas continuam a debater se Tan manterá os negócios juntos ou promoverá uma separação.

Além de sua carreira no setor de tecnologia, Tan tem uma forte ligação com a Califórnia, onde tem se envolvido com diversas instituições educacionais e comunitárias. Ele também é ativo em organizações religiosas e de serviço comunitário.

Fachada da Intel
Antes dominante no mercado, a Intel não conseguiu acompanhar o boom da IA com suas tecnologias e vive período de crise (Imagem: Tada Images/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.