Eclipse lunar total no Brasil e no mundo: veja as imagens da Lua de Sangue!

Os céus brasileiros e de outros países receberam um espetáculo astronômico: um eclipse lunar total. Veja as belas imagens!
Bruno Capozzi14/03/2025 01h00, atualizada em 14/03/2025 21h07
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O eclipse lunar total desta madrugada rendeu belas imagens no Brasil e no mundo! Vamos repassar o roteiro, levando em consideração o horário de Brasília:

  • 00h57 – Eclipse penumbral: fase em que a Lua perde o brilho ao entrar na sombra difusa da Terra.
  • 02h09 – Eclipse parcial: a Lua começou a atravessar a sombra mais escura do planeta e ganhou uma coloração avermelhada.
  • 3h26 até 4h31 – Eclipse total: momento em que a Lua ficou completamente encoberta pela sombra da Terra.
  • Depois disso, o processo foi se revertendo.
Mapa que mostra onde o eclipse será visível
Mapa mostra onde o eclipse lunar foi mais visível. Crédito: Estúdio de Visualização Científica da NASA

Além do Brasil, outros países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia, parte da Austrália e África também puderam ver o fenômeno de hoje.

A melhor visão do eclipse foi na América do Sul e na América do Norte, embora o ponto de maior cobertura tenha ocorrido sobre o Oceano Pacífico. Diferentemente do eclipse solar, não há risco em observar um eclipse lunar a olho nu.

eclipse lua de sangue
Esse é o melhor eclipse para ser observado do Brasil em 2025. Imagem: Tragoolchitr Jittasaiyapan – Shutterstock

O que é um eclipse lunar?

  • Um eclipse lunar ocorre quando a sombra da Terra “esconde” a Lua, que fica escura e, portanto, invisível no céu durante alguns minutos;
  • Isso acontece porque a Terra se posiciona exatamente entre a Lua e o Sol, fazendo com que a sombra do planeta seja projetada sobre o nosso satélite natural;
  • Existem três tipos de eclipse lunar: o total (com a Lua totalmente encoberta), o parcial (em que apenas parte dela é escondida pela sombra da Terra) e o penumbral (quando a sombra do planeta não é suficientemente escura para reduzir o brilho da Lua, que fica meio acinzentada).

Outro eclipse lunar em 2025

Este primeiro eclipse do ano é mais especial para quem mora no Brasil. O fenômeno foi visível em todo o território nacional. Um segundo eclipse lunar total acontece no dia 7 de setembro, mas apenas um pequeno trecho das regiões Sudeste e Nordeste verá a fase penumbral (que é quase imperceptível).

Lua de Sangue

No auge do evento, a Lua ficou com um tom avermelhado por 65 minutos, o que explica o nome “Lua de Sangue”. O efeito acontece porque a luz do Sol, ao atravessar a atmosfera terrestre, se dispersa e reflete tons avermelhados na superfície lunar.

Eclipse lunar total desta quinta-feira. Imagem: Time and Date/reprodução

As imagens do eclipse lunar total

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.