Facebook estreia nova monetização. E quer driblar o TikTok

Criadores de conteúdo agora podem ganhar dinheiro por meio de stories, compartilhando trechos de vídeos produzidos para Reels
Bruna Barone14/03/2025 13h20, atualizada em 01/04/2025 10h46
Captura-de-tela-2025-03-14-130228-1920x1080.png
Rede social criou recurso "Views" para facilitar monitoramento de métricas (Imagem: Facebook/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Facebook lançou uma nova modalidade de monetização na rede social. Agora, os criadores de conteúdo podem ganhar dinheiro por meio de stories. A nova opção já está disponível globalmente.

O formato permite que os usuários reaproveitem materiais que estão produzindo para um Reels, por exemplo. Um trecho do vídeo subiria também como um story, garantindo mais uma fonte de renda.

Os pagamentos são determinados pelo desempenho do conteúdo e os criadores podem começar a ganhar dinheiro sem precisar atingir um limite específico de visualizações no início, segundo informou um porta-voz da Meta ao site TechCrunch.

Nova monetização foi testada por criadores selecionados (Imagem: Facebook/Divulgação)

A estratégia cria um fluxo de incentivo a mais criação de conteúdo na plataforma, o que é visto como uma maneira de atrair usuários do TikTok com a promessa de bônus em dinheiro e suporte para aumentar suas comunidades.

Leia Mais:

Como ativar a monetização?

Criadores que fazem parte do programa de Monetização de Conteúdo do Facebook não precisam ativar nenhum recurso para garantir a renda por meio do story. Até então, a rede estava testando a ferramenta com participantes beta selecionados.

Pagamento não depende de número específico de visualizações (Imagem: Facebook/Divulgação)

Interessados que não fazem parte do programa podem expressar o desejo de participar em um convite por meio deste site.

Lançado no ano passado, o Content Monetization foi criado para unir os sistemas In-stream ads, Ads on Reels e Performance Bonus em uma única plataforma. A Meta geralmente seleciona criadores para experimentar os novos recursos, mas, para este ano, a empresa diz que planeja oferecer inscrição aberta.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.