Meta tentou silenciar livro de ex-funcionária, mas aumentou seu sucesso

Tentativa de proibir a promoção de 'Careless People' pela Meta gerou um efeito contrário, fazendo o livro subir para os mais vendidos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 17/03/2025 17h15
Ao fundo, em um telão e meio desfocado, logo da Meta; à frente, sombras de várias pessoas sentadas em uma mesa
Imagem: kovop/Shutterstock
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Semana passada, a Meta obteve uma decisão judicial que impedia a denunciante Sarah Wynn-Williams de promover seu livro de memórias, Careless People: A Cautionary Tale of Power, Greed, and Lost Idealism. Mas a vitória da Meta pode ter gerado problemas maiores para a empresa.

Lançado em 11 de março, o livro detalha a experiência de Wynn-Williams trabalhando na Meta entre 2011 e 2017, fazendo críticas à liderança da empresa e sua relação com a desinformação, além de acusar o Facebook de se aproximar de regimes autoritários.

A Meta, por sua vez, rejeitou essas alegações, chamando o livro de uma mistura de acusações desatualizadas e falsas alegações sobre seus executivos.

Tentativa de boicotar o livro gerou efeito contrário

  • Para tentar reduzir a disseminação de Careless People, a Meta acusou Wynn-Williams de violar um acordo de não depreciação assinado com a empresa, o que levou a uma decisão judicial.
  • Como resultado, um árbitro emitiu uma ordem temporária que proibia a autora de promover ou distribuir pessoalmente o livro.
  • No entanto, a tentativa de silenciamento acabou gerando o efeito oposto: como em muitos casos históricos, quando se tenta esconder algo, isso só aumenta a curiosidade do público.
  • O livro rapidamente ganhou atenção e subiu para o terceiro lugar na lista de mais vendidos da Amazon.
Livro que relata problemas internos da Meta está subindo nas vendas – Imagem: Divulgação

Atualmente, Careless People está não apenas entre os mais vendidos na Amazon, mas também lidera a categoria Política e Ciências Sociais. Vários leitores no Goodreads, plataforma online para avaliar livros já lidos, comentaram que decidiram comprar e ler o livro justamente porque a Meta tentou silenciá-lo.

Embora o livro tenha sido lançado há menos de uma semana, já acumula mais de 300 avaliações no Goodreads, com uma média de 4,56 estrelas. Além disso, cerca de 12.800 pessoas marcaram o livro como desejado, o que já gerou inúmeros leitores potenciais.

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Apesar de ser improvável que todos esses leitores realmente já tenham terminado de ler o livro, o fato é que muitos já ouviram falar de Careless People e das alegações que a Meta está tentando minimizar. Para a gigante da tecnologia, esse aumento no interesse é, provavelmente, um resultado indesejado, e pode já ser um reflexo negativo de sua tentativa de impedir a promoção do livro.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.