A Nvidia está sediando mais uma edição do Nvidia GTC nesta semana em San Jose, na Califórnia. Inicialmente uma feira de tecnologia voltada para desenvolvedores, o evento se tornou um verdadeiro espetáculo, com potencial de anunciar e prever os destaques da inteligência artificial no futuro. Afinal, a empresa é fornecedora dos chips que alimentam as IAs das principais companhias do setor.
Por volta das 14hrs (horário de Brasília), o CEO Jensen Huang, conhecido por seus discursos envolventes, subiu ao palco para falar sobre as conquistas, expectativas e futuro da companhia e da inteligência artificial. Acompanhe os destaques.

Confira os destaques do Nvidia GTC
IA melhorou os chips da Nvidia
A Nvidia ficou conhecida por seus chips, que atualmente alimentam tecnologias de IA. O CEO destacou como o Ge Force, um dos principais produtos da empresa, é tão requisitado que esgotou.
Mas a IA não só motivou o aumento na demanda: também melhorou o chip. Huang afirmou como a tecnologia possibilitou reduzir em 30% o volume da estrutura, ao mesmo tempo que aumentou em 30% sua eficiência energética.
IA na robótica
Atualmente, estamos na era da inteligência artificial generativa. Jensen Huang citou que uma das próximas fases da tecnologia, a IA física, será fundamental no desenvolvimento e evolução da robótica. Leia: robôs humanoides.
Nvidia terá rede de 6G com IA
A gigante dos chips anunciou uma parceria com as empresas T-Mobile, MITRE, Cisco, ODC e Booz Allen Hamilton para pesquisar e desenvolver uma tecnologia de rede sem fio nativa de IA para 6G.
Segundo a empresa, a novidade terá IA integrada capaz de conectar centenas de bilhões de telefones, sensores, câmeras, robôs e veículos autônomos à rede. Tudo isso com uma “extrema eficiência”.
O Olhar Digital deu detalhes da novidade aqui.

Nvidia está entrando de vez no ramo de veículos autônomos
A Nvidia fechou uma parceria com o grupo automotivo General Motors para produzir veículos, fábricas e robôs de última geração usando inteligência artificial.
Além disso, a GM vai construir veículos com base na plataforma de computação de carros autônomos da Nvidia (Nvidia Drive AGX) e na arquitetura do chip avançado Blackwell. A expectativa é ter 1 trilhão de operações por segundo alimentando as máquinas.
A gigante dos chips também anunciou o Halos, um sistema de segurança para veículos autônomos com IA. De acordo com a companhia, o objetivo é fornecer elementos de tecnologia de ponta para que as marcas possam construir suas próprias novidades com segurança e confiança.
Saiba mais aqui.
Modelos de raciocínio de IA
Os modelos de raciocínio são a atual aposta do setor de tecnologia. Eles conseguem dividir uma tarefa em diferentes etapas e revelar qual foi a linha de pensamento para chegar até uma resposta, permitindo a resolução de tarefas complexas com mais segurança.
Nesse sentido, a Nvidia anunciou o Dynamo, um software de código aberto capaz de acelerar modelos de raciocínio de IA com menos custo e mais eficiência. A tecnologia poderá ser usada pelas desenvolvedoras para criar ferramentas otimizadas, mas em grande escala.
O OD deu detalhes aqui.

Atualização do chip Blackwell
Também na linha dos modelos de raciocínio, a Nvidia anunciou uma atualização na plataforma Blackwell. O Blackwell Ultra, como foi batizada, permite escalonar a produção com ainda mais precisão.
Huang descreveu a novidade como um “salto gigante” da IA, que agora oferece melhor desempenho de computação.
Computador de IA para uso pessoal
A Nvidia apresentou um modelo de computador para uso pessoal, o NVIDIA DGX. Ele é descrito como um “supercomputador” de alto desempenho alimentado pela plataforma Blackwell Ultra (que falamos anteriormente).
O dispositivo permite que desenvolvedores, pesquisadores, cientistas de dados e estudantes criem protótipos e grandes modelos de IA localmente.

Robô humanoide de código aberto
Jensen Huang recebeu uma visita especial no palco: um robozinho simpático. O ‘convidado’ foi o pretexto perfeito para o executivo anunciar o Isaac GR00T N1, o primeiro robô humanoide da empresa.
Ele também é descrito como o primeiro modelo de base aberto e totalmente personalizável do mundo. O dispositivo é o pontapé inicial no que será uma família de robôs humanoides, que suprirão a mão de obra humana em fábricas (que, segundo a empresa, está em escassez).
Agentes de IA
Seguindo na linha de outras big techs, a Nvidia anunciou uma família de modelos abertos que facilita a construção de agentes de IA avançados por parte de empresas e desenvolvedores. Batizada de Llama Nemotron, a ferramenta conta com recursos de raciocínio, que, segundo a empresa, melhoram o desempenho em matemática, codificação, raciocínio e tomada de decisões complexos.
Ainda, a tecnologia aumenta a precisão da IA em 20% em comparação com o modelo base, e otimiza a velocidade em 5 vezes em relação a outros modelos de raciocínio aberto no setor.