Microexplosão: conheça o fenômeno que causou destruição no interior de SP

O fenômeno climático, que é considerado raro, deixou quatro pessoas feridas, além de pelo menos 30 desalojados na cidade de Nova Europa
Alessandro Di Lorenzo19/03/2025 10h42
microexploso-1-1920x1080
Imagem: balajisrinivasan/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um temporal com rajadas de vento de 85 km/h e 100 milímetros de chuva atingiu a cidade de Nova Europa, no interior de São Paulo, na noite do último sábado (14). O evento climático durou pouco mais de meia hora e deixou um rastro de destruição no município de pouco mais de 9 mil habitantes.

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, um fenômeno conhecido como microexplosão atingiu a região. A conclusão se baseia na análise de imagens de satélite e de dados de estações meteorológicas próximas.

Fenômeno deixou um rastro de destruição

  • O forte temporal deixou quatro pessoas feridas.
  • Uma delas foi atingida pela queda de um portão, outra em um destelhamento, e duas após uma árvore cair sobre um carro.
  • Pelo menos 30 pessoas ficaram desalojadas.
  • No total, 12 muros, sete árvores e um portão foram derrubados, além de 25 casas destelhadas.
  • Dois reservatórios de água e três postes caíram.
  • Um posto de combustível chegou a ser interditado.
  • A prefeitura de Nova Europa decretou situação de emergência.
Tempestade de raios
Forte tempestade atingiu a cidade (Imagem: Cristi Mitu/Shutterstock)

Leia mais

Poder destrutivo é semelhante ao de um tornado

A microexplosão é um fenômeno raro que está associado a uma célula de tempestade de grande intensidade, mas difícil de ser registrada por aparelhos meteorológicos. Ele pode acontecer em qualquer época do ano.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma corrente de vento forte e descendente se separa de uma nuvem de tempestade e se desloca com força em direção ao solo. Não se trata de um tornado, embora o poder destrutivo possa ser semelhante.

Microexplosão pode ter poder destrutivo semelhante ao de um tornado (Imagem: Grey Zone/Shutterstock)

Em fevereiro do ano passado, a cidade de Sete Barras, no Vale do Ribeira, também foi atingida pelo evento climático. Na ocasião, 800 mil pés de banana foram totalmente destruídos pela força dos ventos e pela chuva intensa.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.