Veículos e Tecnologia

Montadora chinesa tem plano para desbancar BYD no Brasil

A BYD se transformou em uma das principais fabricantes de carros elétricos do mundo. Em 2024, por exemplo, a chinesa vendeu quase 4,3 milhões de unidades, um aumento de 41% em relação ao ano anterior.

Um sucesso que também é verificado no Brasil. Por aqui, no entanto, uma outra empresa chinesa pretende desbancar a rival. A GAC se comprometeu a investir uma quantia de R$ 6 bilhões nos próximos cinco anos.

Pelo menos 15 modelos devem ser lançados pela marca no Brasil

A ideia da marca é iniciar em breve as operações em território brasileiro, onde já registrou seus primeiros modelos, além de obter o selo oficial do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a respeito da autonomia das baterias.

Os primeiros três carros da empresa que devem ser disponibilizados no Brasil são da mesma família, a submarca Aion: Y Plus, ES e Hyptec. Além do trio, a GAC planeja lançar pelo menos outros 12 modelos no mercado brasileiro.

Ideia da empresa chinesa é concorrer com a BYD (Imagem: LewisTsePuiLung/iStock)

O organograma prevê sete lançamentos ainda em 2025. Mas a ideia é ter um total de 15 carros no país até o fim da década, quando se encerra também o prazo do primeiro ciclo de investimentos da companhia.

A GAC não oficializou quantas ou quais versões de cada modelo serão lançadas por aqui, bem como o preço cobrado pelos elétricos. No entanto, espera-se que a marca adote práticas agressivas, entre elas descontos importantes, para conseguir disputar mercado com a BYD.

Leia mais

SUV Aion Y Plus deve ser uma das opções à venda no Brasil (Imagem: reprodução/GAC)

GAC promete autonomia invejável

  • Para desbancar a BYD, a GAC foca em uma boa autonomia por ciclo de carga.
  • O Ayon Y Plus, modelo que é apontado como futuro rival do Yuan e até mesmo do Song, conta com uma bateria de 64 kWh que permite rodar até 318 quilômetros sem precisar de recargas.
  • O Hyptec, por sua vez, tem bateria maior, de 83,3 kWh.
  • Isso possibilita que o modelo tenha uma autonomia de 362 quilômetros.
  • Já o sedan ES, apontado como futuro concorrente do BYD Seal, tem menor alcance, com capacidade para rodar 314 quilômetros antes de precisar recarregar.

Esta post foi modificado pela última vez em 20 de março de 2025 14:49

Compartilhar
Publicado por
Alessandro Di Lorenzo
Tags: BrasilbydGAC