Incrível! Robô humanoide dá cambalhota perfeita; veja

Nova versão elétrica do humanoide Atlas aparece em vídeo exibindo movimentos de breakdance, corrida e escalada
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 21/03/2025 06h12, atualizada em 01/04/2025 10h46
Captura-de-tela-2025-03-20-160917-1920x1080.png
Humanoide aparece fazendo movimentos de breakdance Imagem: Boston Dynamics/Reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O robô Atlas deixou muita gente de queixo caído mais uma vez. A Boston Dynamics divulgou um novo vídeo de sua tecnologia queridinha exibindo movimentos com alta precisão e flexibilidade — incluindo uma cambalhota perfeita.

“Neste vídeo, a Atlas está demonstrando políticas desenvolvidas usando aprendizado por reforço com referências de captura de movimento humano e animação”, diz a descrição. O trabalho é resultado da parceria com o Robotics and AI Institute, de Massachusetts.

O humanoide aparece fazendo um pouco de breakdance, correndo e desacelerando, engatinhando em um movimento de escalada e até saltando em estrela. 

Leia Mais:

Humanoide aparece fazendo movimentos de breakdance Imagem: Boston Dynamics/Reprodução)

Uma nova era 

No ano passado, a Boston Dynamics aposentou a versão hidráulica do Altas para apostar em um robô totalmente elétrico “mais forte, com uma amplitude de movimento mais ampla do que qualquer uma das gerações anteriores”.

O robô anterior já conseguia levantar e manobrar uma grande variedade de objetos pesados ​​e irregulares, por exemplo. Os testes têm sido feitos na linha de produção da Hyundai, que adquiriu a companhia — até então de propriedade do grupo japonês SoftBank — em 2021.

Atlas se moverá de maneiras que excedem as capacidades humanas (Imagem: Boston Dynamics/Reprodução)

Os engenheiros também passaram a equipar suas invenções com novas ferramentas de IA e aprendizado de máquina, como aprendizado por reforço e visão computacional, garantindo adaptação eficiente a situações complexas do mundo real.

“O Atlas se moverá de maneiras que excedem as capacidades humanas. Estamos confiantes em nossa capacidade de entregar um robô exclusivamente capaz de lidar com tarefas maçantes, sujas e perigosas em aplicações reais”, promete a empresa.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.