Novo modelo de IA poderia revolucionar o diagnóstico do câncer

Novo modelo de inteligência artificial é capaz de identificar câncer endometrial e outros tipos com mais de 99% de precisão
Leandro Costa Criscuolo21/03/2025 06h43, atualizada em 01/04/2025 10h38
ia medica
Imagem: MUNGKHOOD STUDIO/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores de uma equipe internacional, incluindo cientistas da Charles Darwin University (CDU), desenvolveram um modelo de inteligência artificial (IA) chamado ECgMPL, que identifica o câncer endometrial com uma precisão impressionante de 99,26%.

Este câncer é um dos tipos mais comuns de tumores reprodutivos e, se diagnosticado precocemente, tem boas chances de tratamento. O estudo foi publicado no jornal Computer Methods and Programs in Biomedicine Update.

Detalhes do estudo

  • O modelo supera os métodos tradicionais, que têm uma precisão de cerca de 79%, ao analisar imagens microscópicas de células e tecidos, melhorando a qualidade da imagem e focando em áreas específicas que podem passar despercebidas a olho nu.
  • O ECgMPL foi otimizado para ser computacionalmente eficiente e é capaz de identificar não só câncer endometrial, mas também cânceres colorretal, de mama e oral, com altas taxas de precisão (98,57%, 98,20% e 97,34%, respectivamente).
  • Os pesquisadores acreditam que esse modelo pode ser uma ferramenta valiosa para médicos, ajudando na detecção precoce do câncer, no acompanhamento do tratamento e na tomada de decisões clínicas.
Ilustração de médico apontando para um útero
Métodos tradicionais para detectar presença do câncer endometrial possuem precisão menor que o alcançado pela IA – Imagem: Peakstock/Shutterstock

Leia Mais:

Embora a IA não substitua os médicos, ela oferece uma solução rápida, acessível e econômica para o diagnóstico do câncer, com o potencial de melhorar os resultados dos pacientes.

A detecção precoce, especialmente do câncer endometrial, é crucial, pois facilita o tratamento eficaz e aumenta as chances de sobrevivência.

O modelo ECgMPL não só representa um avanço na luta contra o câncer, mas também abre portas para a aplicação dessa tecnologia em outros tipos de doenças, oferecendo uma nova abordagem no diagnóstico médico.

Modelo se apresenta como uma potencial ferramenta valiosa para médicos no diagnóstico precoce – Imagem: MUNGKHOOD STUDIO/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.