Comunicação quântica: nova era chegou ao Hemisfério Sul

Parceria entre África do Sul e China marcou o mais longo link de satélite quântico intercontinental ultrasseguro do mundo, de 12.900 km
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 24/03/2025 08h39
Captura-de-tela-2025-03-23-234625-1920x1080.png
Microssatélite lançado na órbita transmite chaves seguras com a estação terrestre portátil (Imagem: Ignus Dreyer/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Hemisfério Sul acaba de registrar um feito histórico: o primeiro link de comunicação quântica. O teste foi realizado por cientistas da África do Sul e da China usando o microssatélite quântico chinês Jinan-1, lançado em órbita baixa da Terra.

Esse foi o mais longo link de satélite quântico intercontinental ultrasseguro do mundo, abrangendo 12.900 km, segundo o artigo publicado na revista científica Nature.

O experimento foi realizado em outubro do ano passado, na cidade de Stellenbosch, na África do Sul, onde as condições ambientais de céu limpo e baixa umidade permitiram a criptografia segura de imagens transmitidas entre estações terrestres de ambos os países.

Sistema utiliza fótons únicos que não podem ser interceptados (Imagem: Sodsai CG/iStock)

Leia Mais:

Por que isso importa?

A comunicação quântica é baseada em conceitos de mecânica quântica, garantindo transferência de informações altamente segura. Os cientistas explicam que essa tecnologia fornece segurança inigualável, mesmo contra adversários poderosos.

No estudo, chaves quânticas foram geradas em tempo real por meio da Distribuição Quântica de Chaves (QKD), a uma taxa considerada “excepcional” de 1,07 milhão de bits seguros durante uma única passagem de satélite.

Experimento foi realizado na cidade de Stellenbosch, na África do Sul (Imagem: Urilux/iStock)

O sistema utiliza fótons únicos que não podem ser interceptados, copiados ou medidos sem alterar seus estados quânticos para codificar e transmitir chaves seguras.

A China é líder no estudo da tecnologia de comunicação quântica, com uma rede de fibra terrestre de 2.000 km conectando grandes cidades, de Pequim a Xangai. Os testes têm sido conduzidos pelo renomado físico quântico Prof Jian-Wei Pan.

O especialista esteve à frente do primeiro satélite quântico da China, Micius, e chefiou o link quântico intercontinental de 7.600 km entre a China e a Áustria em 2017.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.