Nem séries, nem filmes: a nova aposta da Netflix

A gigante do streaming quer criar um vasto catálogo de games, o que poderia aumentar o número de assinantes da plataforma
Alessandro Di Lorenzo24/03/2025 09h45
netflix-1-1920x1080
Imagem: Vantage_DS/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O catálogo da Netflix está cheio de filmes e séries. Mas você também pode encontrar jogos dentro da plataforma. Os primeiros games da gigante do streaming foram lançados em 2021, mas ficaram em segundo plano (até agora!).

No ano passado, Alain Tascan, ex-vice-presidente executivo de desenvolvimento de jogos da Epic Games, fabricante do Fortnite, assumiu o posto de presidente de jogos da Netflix. Ele promete revolucionar o segmento.

Foco em quatro categorias de games

  • De acordo com Tascan, isso significa focar em jogos que se encaixam em quatro categorias.
  • A primeira envolve os games narrativos, como seus títulos de ficção interativa vinculados a reality shows da Netflix.
  • Além disso, jogos de festa multiplayer e voltados para crianças.
  • Por fim, estão os lançamentos “mainstream”, aqueles com potencial para um grande público.
  • Tascan afirma que, “no futuro, podemos adicionar mais se fizer sentido, mas acho que começar primeiro com esses quatro já é muito”.
  • As informações são da The Verge.
Empresa lançou seus primeiros jogo em 2021, mas nenhum deles decolou (Imagem: Netflix)

Leia mais

Objetivo é atrair novos assinantes

A nova estratégia da Netflix também significa reduzir investimentos em algumas áreas. No ano passado, a empresa fechou um estúdio interno sem que nenhum jogo fosse efetivamente lançado. “Continuaremos apoiando alguns deles, mas sinto que os jogadores independentes não estão realmente vindo para a Netflix para encontrar jogos independentes”, diz Tascan.

O objetivo final é tornar a empresa uma espécie de balcão único onde é rápido e fácil encontrar algo novo para jogar. Para isso, no entanto, é fundamental atrair novas parcerias com desenvolvedores e, é claro, novos assinantes.

Fachada de um dos escritórios da Netflix
Gigante do streaming quer atrair fãs de games (Imagem: divulgação/Netflix)

Mas tão importante quanto, de acordo com a empresa, é tornar o jogo acessível. Ao contrário de um programa da Netflix, que envolve simplesmente pressionar o play, entrar em um jogo envolve mais etapas, como encontrá-lo em uma loja de aplicativos e baixá-lo.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ícone tagsTags: