Marisa Silva 24 de março de 2025
Veja os destaques do Olhar Digital News desta segunda-feira (24):
Para a astronomia, a busca por vida fora da Terra tem como um dos principais fatores a chamada “zona habitável”. Esta é a região ao redor de uma estrela onde as condições são ideais para que a água exista em estado líquido – essencial para os seres vivos como conhecemos. Ao redor de estrelas como o nosso Sol, essa zona é relativamente estável. Mas e quando falamos de outros tipos de estrelas?
Entre bilhões de estrelas e galáxias gigantescas, uma pequena descoberta acaba de chamar a atenção da comunidade científica. E o melhor: ela está logo “ao lado” – pelo menos, em termos cósmicos. Estamos falando de “Aquarius 3”, uma galáxia anã ultrafria que orbita nossa Via Láctea. Com apenas algumas centenas ou milhares de estrelas, ela é praticamente invisível se comparada às gigantes do cosmos, como a própria Via Láctea, que abriga centenas de bilhões de estrelas, e a Grande Nuvem de Magalhães, com dezenas de bilhões de estrelas.
Embora a NASA tenha descartado qualquer risco de colisão com a Terra em 2032, como apontavam os cálculos iniciais, o 2024 YR4 ainda apresenta incertezas. Ele segue uma órbita peculiar, influenciada pela força gravitacional de Júpiter, aumentando as chances de retornos frequentes às proximidades do nosso planeta.
Muita gente ainda hesita em trocar o carro a gasolina por um elétrico. O motivo? A espera para carregar a bateria. Mas isso pode estar prestes a mudar.
O Olhar Digital News vai ao ar em nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de março de 2025 06:05