Novo prédio mais alto do mundo terá o dobro do tamanho do Burj Khalifa

Arranha-céu terá 2 quilômetros de altura e fará parte de um distrito comercial próximo ao aeroporto da capital Riad
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 25/03/2025 16h52, atualizada em 26/03/2025 08h42
Captura-de-tela-2025-03-25-160531-1920x1080.png
Torre PIF (à esquerda) é a estrutura mais alta da capital saudita atualmente (Imagem: Bader Otaby/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Arábia Saudita está prestes a confirmar seu mais novo plano para quebrar o recorde de edifício mais alto do planeta. O arranha-céu terá 2 quilômetros de altura e fará parte de um distrito comercial próximo a Riad, chamado Polo Norte, segundo o site MEED, de Dubai.

O projeto é do estúdio britânico Foster + Partners, que responde por diversas obras no país. O portfólio inclui a Al Faisaliah Tower, edifício mais alto da região no ano de sua inauguração, em 2000, além de estações de trem de alta velocidade e um resort de luxo na costa do Mar Vermelho.

O orçamento deve ficar em torno de US$ 5 bilhões, custeado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita.

A proposta supera o plano da empresa responsável pelo Jeddah Tower (ou Torre de Jedah), que terá 1,7 km de extensão, mas chegou a ficar paralisado por causa de problemas com a família do príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman.

Nova torre será construída perto do aeroporto internacional de Riad (Imagem: Boarding1Now/iStock)

Leia Mais:

Novas perspectivas

A nova torre terá o dobro da altura do Burj Khalifa de Dubai, que é o edifício mais alto do mundo atualmente, com 828 metros, e cerca de 3,5 vezes a altura do maior prédio dos Estados Unidos, o One World Trade Center, com 541 metros.

Na capital saudita, o edifício mais alto é a PIF Tower, de 385 metros, localizada no King Abdullah Financial District da cidade. A obra foi projetada pela HOK e pela empresa local de arquitetura e engenharia Omrania.

Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo, com 828 metros (Imagem: SHansche/iStock)

O empreendimento também seria quatro vezes maior do que o atual projeto mais alto de Fosters: a sede mundial do banco JPMorgan Chase, com 423 metros de altura, em Nova York, que está quase concluída.

A empresa também está supervisionando a expansão do Aeroporto Internacional Rei Khalid, renomeado como Aeroporto Internacional Rei Salman. O terminal vai acomodar 120 milhões de passageiros até 2030 e 185 milhões até 2050, tornando-se um dos maiores do mundo.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.