Sony quer usar energia solar para carregar controle do PlayStation

No sistema atual, controles que usam pilhas precisam ser substituídos ou carregados quando a bateria acaba
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 25/03/2025 05h40
iStock-1441687733-1920x1080
Registro de patente não garante viabilidade comercial (Imagem: Wachiwit/iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Sony chegou a uma das ideias mais sustentáveis que já vimos até agora no mercado de games. A gigante japonesa patenteou uma tecnologia que usa energia solar para carregar controles de PlayStation. A informação é do site Tech4gamers.

A ideia é criar controles mais realistas e inovadores, segundo o documento obtido pela reportagem. A patente discute a introdução de energia solar com armazenamento para armazenar a eletricidade gerada. Na prática, carregariam sozinhos quando expostos à luz.

E a boa notícia é que não dependeriam de uma fonte de energia externa, como o sistema de carregamento tradicional. Atualmente, os controles que usam pilhas precisam ser substituídos ou carregados quando a bateria acaba.

Nova tecnologia usa elementos fotovoltaicos para carregamento (Imagem: Sundry Photography/iStock)

Chamada de “operation device”, a tecnologia é baseada em elementos fotovoltaicos, que são as unidades básicas das células solares. É a partir daí que o controle consegue gerar eletricidade e armazená-la em uma bateria para uso futuro.

Mas nada disso tem plano para sair do papel por enquanto. A Sony poderia introduzir esses elementos em uma nova linha desde que comprove que a energia solar para os controles é, de fato, comercialmente viável.

Leia Mais:

Novo controle geraria energia para uso futuro como bateria (Imagem: Wachiwit/iStock)

Histórico de inovações

Esta não é a primeira vez que a Sony explora invenções para seus comandos. A empresa já registrou, por exemplo, patentes de tecnologias que mudam a temperatura do controle de com as ações do jogador. 

No ano passado, outra patente descrevia um recurso com uso de tinta elétrica, permitindo que os jogadores criem um layout personalizado que se adapte ao seu estilo de jogo, como relatou o Exputer.

Nesse mesmo documento, a Sony diz ter criado um botão “antifadiga”: os usuários pressionam e soltam um botão uma única vez, mas o sistema assumirá que ele ainda está pressionado.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.