Ingrediente que você come todo dia pode estar ligado com a depressão

Segundo os pesquisadores responsáveis pelo trabalho, a descoberta pode ajudar a criar novos tratamentos contra a depressão
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 25/03/2025 12h50
imagem mostra um homem sentado no sofá com as mãos apoiadas no rosto, triste
Pessoa com uma tristeza profunda (Reprodução: Motortion Films/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Universidade Médica de Nanjing, na China, descobriram que um dos alimentos mais consumidos no mundo pode estar ligado aos casos de depressão. A conclusão pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos contra a doença.

Segundo um novo estudo, uma dieta rica em sal induziu sintomas depressivos em camundongos, impulsionando a produção de uma proteína chamada IL-17A. Ela também já foi identificada em estudos clínicos realizados em humanos.

Experimentos realizados em roedores

Durante o trabalho, os animais receberam uma dieta normal ou outra rica em sal. Após um período de cinco semanas, os camundongos do segundo grupo mostraram menos interesse em explorar e mais inatividade em vários cenários, sugerindo sintomas semelhantes aos da depressão.

Descobertas podem ajudar a criar novos tratamentos contra a doença (Imagem: Aonprom Photo/Shuttersotkc)

Os pesquisadores identificaram um tipo de célula imune chamada células T gama-delta como uma importante fonte de IL-17A em camundongos que receberam altas doses de sal. Já a ausência delas aliviou significativamente os sintomas depressivos induzidos pela alimentação, sugerindo um outro método de tratamento possível.

As conclusões, descritas em estudo publicado no The Journal of Immunology, apontam que o consumo de sal tem relação com a doença. O próximo passo é validar estas descobertas em pesquisas realizadas com humanos.

Leia mais

saleiro
Consumo excessivo de sal pode causar depressão (Imagem 8photo/Freepik)

Estudo confirma que o sal pode ser um vilão para a nossa saúde

  • De acordo com a equipe responsável pelo trabalho, intervenções relacionadas com a dieta podem servir como prevenção para doenças mentais.
  • Os cientistas ainda esperam que as descobertas incentivem discussões sobre as diretrizes de consumo de sal.
  • O alimento e amplamente utilizado em fast foods, geralmente contendo 100 vezes mais sal do que uma refeição caseira.
  • Este consumo excessivo ainda pode causar doenças cardiovasculares, autoimunes e neurodivergentes.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.