Imagem: Ju Jae-young/Shutterstock
A OpenAI revelou que mais de 400 milhões de pessoas usam o ChatGPT semanalmente e, em parceria com o MIT Media Lab, iniciou dois estudos para investigar o impacto emocional dessa interação.
Os resultados indicam que um pequeno grupo de usuários se envolve emocionalmente com o chatbot, embora ele tenha sido projetado como uma ferramenta de produtividade, e não como um aplicativo voltado para interação emocional.
Os estudos também apontaram diferenças entre homens e mulheres no uso do ChatGPT. Mulheres que utilizaram o chatbot por quatro semanas mostraram menor propensão a socializar em comparação aos homens.
Além disso, participantes que usaram o modo de voz com gênero diferente do seu relataram níveis mais altos de solidão e dependência emocional do ChatGPT.
Leia mais:
A pesquisa é um primeiro passo para entender o impacto a longo prazo das interações com o ChatGPT, ajudando a OpenAI e outras plataformas de IA a criar interações mais seguras e saudáveis.
No entanto, os pesquisadores alertam que identificar com precisão quando um usuário está emocionalmente envolvido com a IA ainda é desafiador.
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de março de 2025 20:59