Toyota planeja baterias de longo alcance, mas há desafios

Nova linha prometida pela montadora japonesa teria autonomia de mais 1.000 km; alto custo teria atrasado obra de fábrica
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 26/03/2025 06h32
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Nova linha de baterias foi prometida há quase dois anos (Imagem: rep0rter/iStock)
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A Toyota está analisando a possibilidade de adiar a construção de uma nova fábrica de baterias para veículos elétricos no Japão. Isso pode atrasar os planos da montadora de produzir suas baterias de última geração com alcance de mais 1.000 km até 2028, segundo o site Electrek.

A nova linha foi prometida há quase dois anos, com o lançamento do modelo “Performance” previsto inicialmente para 2026. A bateria teria autonomia de 800 km, além de carregamento rápido (10% a 80%) em 20 minutos.

Também havia expectativa de uma nova bateria LFP “Popularization” com mais de 600 km e carregamento 40% mais rápido que o bZ4X. A Toyota garantiu ainda a continuidade de baterias de íons de lítio de “alto desempenho”, com recarga em 20 minutos para alcance de 1.000 km.

Fábrica atual em Fukuoka produz modelos Lexus para mercado asiático e europeu (Imagem: Toyota/Reprodução)

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Planos frustrados

Em fevereiro, empresa japonesa adquiriu um terreno de aproximadamente 280.000 metros quadrados para a fábrica de baterias em Fukuoka. Segundo a reportagem, o presidente da Toyota, Koji Sato, visitou a região para um encontro com autoridades locais.

Apesar do atraso, há expectativa de que a empresa assine um acordo até o segundo semestre deste ano. Mas o início da produção da Toyota em 2028 ainda é incerto, afetando a produção das baterias EV.

Toyota lança na China o bZ3X, seu veículo elétrico mais barato no país (Imagem: Toyota/Divulgação)

A demanda menor do que a esperada por EV e custos de construção mais altos teriam frustrado os planos da companhia, segundo uma fonte consultada pela reportagem. A planta atual tem capacidade para produzir até 430.000 veículos por ano, sendo 90% exportados para Ásia e Europa.

A mudança de rumo pode adiar também o lançamento do sedã elétrico Lexus de última geração para garantir a inclusão da nova tecnologia. No início do mês, a Toyota lançou na China o bZ3X, seu veículo elétrico mais barato no país, com preço inicial de US$ 15.000 (R$ 85 mil).

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.