Procura por internet via satélite cresce no Brasil

No Brasil, houve um aumento de 38% no número de assinantes do serviço apenas no ano passado, segundo a Anatel
Alessandro Di Lorenzo26/03/2025 05h40
internet-via-satelite-1-1920x1080
Imagem: NIMEDIA/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Hoje é impossível pensar na vida sem internet. Mas diversas localidades mais afastadas ainda enfrentam sérios problemas de conectividade. É por conta disso que a internet via satélite tem ganhado cada vez mais espaço.

No Brasil, por exemplo, houve um aumento de 38% no número de assinantes do serviço apenas no ano passado, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso representa mais de meio milhão de brasileiros.

Diferencial da internet via satélite

O serviço funciona por meio de um conjunto de satélites em órbita ao redor da Terra que garantem a conexão até mesmo em locais mais afastados. Hoje, 66 empresas estão autorizadas a operar no país, sendo a Starlink, de Elon Musk, e a Hughesnet as principais expoentes.

Segundo Fernando Frota Redígolo, pesquisador do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Universidade de São Paulo (USP), o grande diferencial da tecnologia é não depender de infraestruturas de conexão. No caso do 5G, por exemplo, é necessário ter torres de celulares próximas.

starlink brasil
Starlink é a principal operadora do serviço no Brasil (Imagem: Saulo Ferreira Angelo/Shutterstock)

Em condições ideais, a internet via satélite oferece uma velocidade menor, mas as operadoras do serviço convencional podem diminuir a velocidade para atender um número maior de usuários ao mesmo tempo. Por outro lado, os satélites são prejudicados pelo mau tempo, então a velocidade é muito variável.

Leia mais

Internet via satélite possibilita conexões em regiões remotas (Imagem: New Africa/Shutterstock)

Cuidados na hora de contratar o serviço

  • O especialista destaca que a alta na busca por esse serviço se justifica pela necessidade de maior conectividade e questões de inclusão digital nas regiões remotas, demandas que não podem esperar pela instalação de uma infraestrutura.
  • Atualmente, os custos para implantar a internet via satélite são maiores do que o 5G.
  • Devido a necessidade de comprar o kit, as empresas cobram o custo de instalação e os próprios pacotes em si acabam ficando mais caros, principalmente quando comparados quanto à velocidade de transmissão.
  • Outra questão importante é a qualidade do serviço.
  • É importante observar se a prestadora é autorizada pela Anatel e se oferece um suporte técnico adequado, por exemplo.
  • As informações são do Jornal da USP.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.