Apple quer usar AirPods para funções inéditas em fones de ouvido

Aparelhos seriam usados para coletar dados da condição física do usuário e relatar possíveis problemas de saúde
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 26/03/2025 06h40
airpods
(Imagem: Your Hand Please/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple estaria planejando criar recursos inéditos para seus AirPods. Os fones de ouvido da empresa passariam a ter câmeras com sistema de inteligência artificial (IA), detecção de certas biometrias, além de sensores para identificar problemas de saúde. É o que sugere um relatório do Patently Apple, obtido pelo Laptop Mag

Os AirPods rastreariam frequência cardíaca e temperatura corporal, por exemplo, e teriam “noção” do ambiente ao redor do usuário. As métricas coletadas seriam analisadas por aprendizado de máquina para apontar eventuais doenças.

Sensores definiram o condicionamento físico como uma linha de base, como o quão firme uma pessoa anda e seus padrões de respiração. A partir desses comportamentos, os fones poderiam servir para medir padrões anormais de caminhada, ranger de dentes ou estalos nas articulações, segundo a reportagem.

airpods
Fones da Apple poderiam indicar padrões anormais do usuário para indicar problemas de saúde (Imagem: Framesira/Shutterstock)

Como relatado pelo Olhar Digital, a inclusão das câmeras não teria como função principal captar imagens. O componente seria semelhante ao receptor Face ID presente nos iPhones.

Leia mais:

AirPods: inovação para o futuro

  • Apesar do registro da patente, a tecnologia pode levar anos para ser implementada — se é que isso vai acontecer;
  • A prática é comum entre empresas do setor e muitas das ideias não chegam ao público, ficando apenas no papel;
  • Além disso, todo assunto de saúde de clientes depende de aprovação de agências reguladoras, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos. 

No ano passado, por exemplo, o recurso de aparelho auditivo do AirPods Pro 2 teve que passar pelo crivo do FDA antes de ser lançado ao mercado. A análise envolveu estudo com 118 pessoas para determinar se a tecnologia fornece melhorias sem efeitos adversos.

No Brasil, a Anvisa liberou os testes no início do ano. A ferramenta é destinada a pessoas com 18 anos ou mais com perda auditiva leve a moderada. Os modelos disponíveis atualmente custam de R$ 1.499 a R$ 1.999.

airpods pro 2
Airpods Pro 2 foi lançado no Brasil em 2024 (Imagem: Roman Larchikov/Shutterstock)
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.