IA chegou na arquitetura e já revoluciona projetos de construção

Combinando criatividade humana e inteligência artificial, novos projetos de moradias ganham agilidade, eficiência e inovação no design
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 26/03/2025 06h30
Prédio arquitetado com IA
Ideia é que tecnologia apoie arquitetos humanos (Imagem: Cove Architecture)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em Atlanta (EUA), um projeto de moradias geminadas pode se tornar marco no design moderno graças ao uso intensivo de inteligência artificial (IA) em todas as etapas do processo, como mostra uma matéria do Fast Company.

A Cove Architecture, especializada em consultoria de IA para arquitetos, usou suas ferramentas para otimizar desde o planejamento e design até a conformidade regulatória e seleção de materiais.

Os cofundadores da empresa, Sandeep Ahuja e Patrick Chopson, dizem que a IA foi usada para acelerar muito o projeto de Atlanta, alcançando redução de 60% nos cronogramas de design, estimativas de custo em estágio inicial que atingiram 95% de precisão e corte de 40% nas despesas de iteração de design. “Em vez de levar seis meses, estamos fazendo isso em um mês“, diz Ahuja.

Leia mais:

Projeto de moradias em Atlanta contaram com IA para ser concluído mais rapidamente (Imagem: Cove Architecture)

IA na arquitetura: mais produtividade e criatividade

  • A IA foi aplicada, por exemplo, na análise de códigos de zoneamento e parâmetros locais, permitindo que a equipe economizasse tempo com tarefas complexas e repetitivas, liberando espaço para a criatividade;
  • Da mesma forma, em outro projeto do Studio Tim Fu, as ferramentas de IA ajudaram a garantir que o design atendesse a requisitos rigorosos de preservação histórica na Eslovênia.
  • Nesse contexto, o uso da IA possibilitou a criação de projeto de luxo em contexto restrito.

O uso de IA no design não substitui os arquitetos humanos, mas os apoia, tornando o processo mais ágil e permitindo maior foco na parte criativa. Para Tim Fu, a IA se torna um “cocriador livre-pensador“, colaborando no processo de design de maneira fluida.

Tanto a Cove Architecture quanto outros designers acreditam que essa abordagem híbrida, que combina criatividade humana e eficiência da IA, será o futuro da arquitetura, permitindo escalar projetos de forma inovadora e eficiente.

Impacto da IA, visto em muitos setores do mercado de trabalho, passa a ser notado também na arquitetura (Imagem: Cove Architecture)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.