Imagem: Nataly Reinch / Shutterstock
Pesquisadores desenvolveram um método inovador para transformar borracha descartada, como pneus usados, em precursores valiosos para resinas epóxi.
O processo, liderado pelo Dr. Aleksandr Zhukhovitskiy da Universidade da Carolina do Norte, usa uma abordagem de duas etapas: aminação C–H e rearranjo de polímero. O estudo sobre o método foi publicado na revista Nature.
Esse método quebra a estrutura reticulada e durável da borracha, que é difícil de reciclar, convertendo-a em materiais utilizáveis, como polidienos modificados por amina.
Leia mais:
Embora o impacto ambiental do processo inicial seja alto, os pesquisadores estão explorando solventes mais sustentáveis para otimizar ainda mais a técnica.
“A eficiência desse método é particularmente impressionante quando comparada às técnicas tradicionais de reciclagem, que geralmente exigem temperaturas extremas ou catalisadores caros”, destacou a equipe de pesquisa.
A descoberta oferece uma solução promissora para o problema do acúmulo de resíduos de borracha, especialmente considerando que, nos EUA, milhões de pneus são descartados anualmente.
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de março de 2025 16:24