Imagem: Museu Penn
Uma equipe formada por arqueólogos egípcios e norte-americanos localizou uma enorme tumba em Abidos, uma das cidades mais antigas do antigo Egito. A construção estava soterrada pela areia e, segundo análises, tem 3.600 anos.
Os pesquisadores explicam que este local serviu como ponto sepultamento para os primeiros faraós, e uma necrópole se desenvolveu na Montanha Anúbis, ao sul da cidade. No entanto, não se sabe quem estava enterrado dentro da tumba recém-descoberta.
Leia mais
Apesar da falta de evidências, as semelhanças da tumba recém-descoberta com uma construção localizada em 2014, que pertencia ao faraó Seneb-Kay, chamaram a atenção da equipe. Além disso, elas seriam as primeiras a terem decorações em seu interior.
Isso levou os arqueólogos a levantar a hipótese de que o espaço tenha sido construído para um membro da chamada dinastia Abidos. As principais apostas são Senaiib e Paentjeni, que aparecem em monumentos desenterrados em Abidos.
Outra possibilidade é que esta época tenha sido marcada por faraós guerreiros. De qualquer forma, o achado deve ajudar a ciência a entender mais sobre esta antiga dinastia, que possivelmente comandou apenas algumas regiões em torno da cidade, e não todo o Egito antigo.
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de março de 2025 21:01