(Imagem: Wachiwit / Shutterstock.com)
A Microsoft anunciou uma novidade para aumentar a velocidade de inicialização de seus aplicativos do Office, começando pelo Word em maio. A empresa implementará uma nova tarefa agendada que será executada silenciosamente ao ligar o PC, garantindo que o Word e, futuramente, outros aplicativos do Office abram mais rapidamente.
“Estamos introduzindo uma nova tarefa de Startup Boost no instalador do Microsoft Office para otimizar o desempenho e o tempo de carregamento das experiências dentro dos aplicativos do Office”, explicou a empresa em comunicado para administradores de TI. Segundo a Microsoft, após a execução da tarefa, o aplicativo permanecerá em estado pausado até que seja iniciado pelo usuário, ou até que o sistema o remova da memória para recuperar recursos.
O Word será o primeiro aplicativo a receber essa melhoria em maio, e a Microsoft confirmou que outros apps do Office serão otimizados em futuras atualizações. No entanto, o recurso estará disponível apenas para computadores com pelo menos 8 GB de RAM e 5 GB de espaço livre em disco.
Além disso, quando o modo Energy Saver estiver ativado, o Startup Boost será desabilitado automaticamente para economizar energia.
Leia mais:
Usuários que não desejarem que os aplicativos do Office iniciem silenciosamente em segundo plano ao ligar o computador poderão desativar essa opção dentro do próprio Word. Embora seja possível excluir a tarefa agendada manualmente, a Microsoft alerta que o instalador do Office recriará a tarefa automaticamente durante atualizações, tornando necessário o gerenciamento dessa configuração diretamente no aplicativo.
A Microsoft já utiliza diversas tarefas agendadas para otimizar silenciosamente processos do Windows, mas essa prática não é comum entre a maioria dos desenvolvedores de aplicativos. O Google utiliza um mecanismo semelhante para atualizar o Chrome, e alguns fabricantes de PCs usam tarefas agendadas para atualizar drivers e componentes do sistema.
No entanto, a maioria dos aplicativos, como os da Adobe Creative Suite, ainda executa seus processos de inicialização na seção padrão do Windows, permitindo que sejam desativados com mais facilidade pelos usuários.
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de março de 2025 17:42