Imagem: Matt Gush/Shutterstock
As autoridades dos Estados Unidos e de outros países do mundo estão em alerta devido ao chamamento para centenas de protestos contra a Tesla previstos para este final de semana. A preocupação se deve aos recentes episódios de violência em atos contra a empresa de Elon Musk.
O movimento é chamado de “Tesla Takedown” e tem como objetivo expressar o descontentamento com o papel do bilionário dentro do governo dos EUA. Aliado de Donald Trump, o empresário foi nomeado como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) da Casa Branca.
Os organizadores dos protestos chamaram as manifestações marcadas para este sábado (29) de Dia de Ação Global da Tesla Takedown. Estão previstos atos em frente a mais de 200 espaços da Tesla em todo o mundo, sendo quase 50 apenas na Califórnia.
As manifestações começaram discretas, mas logo ganharam corpo. Em cidades como Nova York e Chicago várias centenas de pessoas se juntaram aos protestos e a conta do Tesla Takedown no Bluesky ganhou quase 25 mil seguidores em questão de semanas.
O aumento do movimento, no entanto, foi acompanhado da violência. Houve registro de Cybertrucks incendiados, balas e coquetéis molotov disparados contra showrooms da Tesla e outros ataques a propriedades da empresa. Os organizadores do Tesla Takedown condenaram os ataques e afirmaram ser contra atos de vandalismo.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de março de 2025 15:15