SpaceX leva civis para órbita polar pela primeira vez

O foguete Falcon 9, da SpaceX, levou um bilionário das criptomoedas e três convidados para viagem inédita sobre polos Norte e Sul da Terra
Pedro Spadoni01/04/2025 08h00, atualizada em 01/04/2025 20h47
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A SpaceX lançou a missão Fram2 na noite de segunda-feira (31). O foguete Falcon 9 levou um bilionário das criptomoedas e três convidados para uma viagem inédita sobre os polos Norte e Sul da Terra. A decolagem aconteceu às 22h46 (horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A bordo da espaçonave Crew Dragon está Chun Wang, residente em Malta e cofundador da F2Pool, uma empresa de mineração de Bitcoin. Ao seu lado, viajam a cineasta norueguesa Jannicke Mikkelsen, a pesquisadora em robótica Rabea Rogge e o aventureiro australiano Eric Philips.

Foguete da SpaceX faz rota incomum para levar civis aos polos da Terra

O foguete Falcon 9 seguiu uma rota incomum, voando para o sul após a decolagem. A trajetória incluiu sobrevoar Cuba e o Panamá antes de colocar a espaçonave na órbita polar. Essa órbita nunca havia sido tentada por uma missão tripulada.

Rastro de luz deixado pelo foguete Falcon 9, da SpaceX, após lançamento da missão Fram2
Foguete Falcon 9, da SpaceX, voou para o sul após decolar com a missão Fram2 – o que é incomum (Imagem: SpaceX)

Poucos minutos após o lançamento (assista aqui), o primeiro estágio do Falcon 9 retornou à Terra. Após “dar ré”, ele pousou numa balsa no mar. O segundo estágio levou a Crew Dragon a uma velocidade de mais de 28 mil km/h para colocar os tripulantes na órbita desejada.

Os quatro astronautas farão 22 experimentos durante a missão, a maioria focada na saúde da tripulação. No entanto, os testes não exigem uma órbita polar. Isso sugere que a escolha do trajeto foi pensada para destacar a originalidade da viagem.

“Esta é uma missão privada. É preciso algo diferente e empolgante para contar”, disse Christopher Combs, pesquisador da Universidade do Texas, em entrevista à CNN.

A tripulação

Montagem com imagens da tripulação da missão Fram2, da SpaceX, vestindo trajes espaciais
Todos os tripulantes da missão Fram2, da SpaceX, nunca tinham ido para o espaço (Imagem: SpaceX)

Todos os tripulantes são estreantes no espaço e compartilham paixão pelas regiões polares. Mikkelsen é vizinha de Wang em Svalbard, arquipélago da Noruega. E planeja fazer um filme sobre a missão. Ela tem experiência com produções cinematográficas em ambientes extremos, segundo seu site.

Já Rogge é doutoranda em navegação e controle de veículos automatizados em condições adversas, de acordo com uma página no site da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Além disso, ela é a primeira mulher alemã a chegar à órbita.

Leia mais:

Por fim, Philips é guia profissional e já participou de cerca de 30 expedições às regiões polares desde 1992, segundo seu site.

O grupo começou a treinar para a missão em 2024, com atividades em ambientes extremos no Alasca e na sede da SpaceX, na Califórnia. A missão Fram2 está prevista para durar de três a cinco dias.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Ícone tagsTags: