Acabou o frio? Veja como fica o tempo no Brasil nesta semana

As madrugadas ainda serão amenas ou até um pouco frias em áreas do Sul e Sudeste, mas as temperaturas vão aumentando com o passar dos dias
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 07/04/2025 08h16
Sol forte
(Imagem: titoOnz/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Capitais no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e até no Norte do Brasil registraram as temperaturas mais baixas de 2025 no primeiro fim de semana abril. Os termômetros chegaram a ficar negativos pela primeira vez no ano no país: Urupema, na serra de Santa Catarina, teve -0,2°C.

Esta queda expressiva nas temperaturas em várias regiões foi causada pela passagem de uma grande massa de ar frio de origem polar. Mas o afastamento dela agora vai permitir uma elevação rápida nos termômetros.

Semana será marcada por grande amplitude térmica

De acordo com o Climatempo, as madrugadas ainda serão amenas ou até um pouco frias em áreas do Sul e Sudeste neste início de semana. As tardes, no entanto, vão ficando cada vez mais quentes com o passar dos dias.

Pessoas andando agasalhadas na rua em dia frio
Novas ondas de frio estão previstas para este mês (Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Os meteorologistas chamam isso de “efeito cebola”. A previsão é de grande amplitude térmica, com as baixas temperaturas de manhã cedo e à noite exigindo roupas quentinhas, e as tardes quentes fazendo  muita gente tirar os casacos. 

Apesar do afastamento da massa de ar frio de origem polar, o frio deve voltar logo. Isso porque estão previstos outros dois fenômenos semelhantes até o final do mês. Isso significa que haverá uma nova queda acentuada nas marcas dos termômetros em breve.

Leia mais

frio
Massa de ar polar derrubou as temperaturas (Imagem: Cris Faga/Shutterstock)

Menores temperaturas do ano em várias cidades

  • Curitiba: os termômetros marcaram 12,4°C no sábado (5).
  • Porto Alegre: 12,5°C no sábado (5).
  • São Paulo: 15,4°C no domingo (6).
  • Florianópolis: 16,0°C no sábado (5).
  • Belo Horizonte: 18,0°C no domingo (6).
  • Campo Grande: 18,1°C no sábado (5).
  • Cuiabá: 20,5°C no domingo (6).
  • Rio Branco: 21,2°C no domingo (6).
  • Rio de Janeiro: 25,5°C no sábado (5).
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.