Turbina eólica mais potente do mundo entra em operação

Siemens Gamesa instalou unidade de 21,5 megawatts na Dinamarca em projeto de baixo carbono financiado pela União Europeia
Por Bruna Barone, editado por Lucas Soares 07/04/2025 21h21
Captura-de-tela-2025-04-08-104024-1920x1080.png
Nova turbina vai abastecer 70.000 lares dinamarqueses (Imagem: Siemens Gamesa/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Siemens Gamesa acaba de instalar a turbina eólica mais potente do mundo, desbancando a chinesa Mingyang Smart Energy. A unidade de 21,5 megawatts entrou em operação em um campo de testes de turbinas da Universidade Técnica da Dinamarca, em Østerild. As informações são do site Renew Economy.

O modelo SG DD-276 tem diâmetro de 276 metros e foi parcialmente financiado pela União Europeia, com € 30 milhões (R$ 193 milhões) de um fundo de inovação focado em tecnologias de baixo carbono.

A turbina vai abastecer 70.000 lares dinamarqueses, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em 55.454 toneladas de CO². Batizado de projeto HIPPOW, o programa busca atender metas do “Acordo Verde Europeu” e do “Plano de Ação para a Economia Circular na Europa”.

Modelo SG DD-276 tem diâmetro de 276 metros (Imagem: Siemens Gamesa/Divulgação)

O lançamento também marca a reestruturação da empresa, criada em 2017 por meio da fusão da subsidiária eólica da Siemens Energy, a Siemens Wind Power, e da fabricante espanhola de turbinas eólicas Gamesa.

Leia Mais:

Competição chinesa é forte

Até então, o posto de maior turbina eólica do mundo era ocupado pela MySE18.X-20MW, fabricada pela Mingyang Smart Energy com capacidade de 20 MW. O feito da Siemens Gamesa, no entanto, pode ser superado em breve, já que empresas chinesas pretendem instalar novas unidades com desempenho recorde.

A própria Mingyang anunciou que pretende lançar uma turbina de próxima geração de 22 MW, enquanto a estatal chinesa Donfang Electric planeja operar uma turbina eólica de 26 MW para atender 55.000 residências.

Turbina MySE18.X-20MW era a mais potente do mundo, com capacidade de 20 MW (Imagem: Mingyang Smart Energy)
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.