Esta casa tem apenas 9 metros, mas pode abrigar uma família completa

Elouera é equipada com dois quartos, sala de estar, cozinha e banheiro e funciona com sistema de energia solar
Por Bruna Barone, editado por Lucas Soares 07/04/2025 22h23
Captura-de-tela-2025-04-08-082121-1920x1080.png
Casa minúscula tem quatro metros de altura (Imagem: Tiny Solar Homes/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma empresa australiana lançou uma casa minúscula com para incentivar um novo estilo de vida. Com nove metros de comprimento divididos em dois quartos, sala de estar, cozinha e banheiro, a Elouera é transportada em um trailer de três eixos e funciona com energia solar.

O design é da Tiny Solar Homes, especializada em construções de alto padrão com estilo minimalista e focado em materiais ecologicamente corretos. O novo modelo “eco-luxo” pretende “redefinir a vida sustentável”.

A cozinha é equipada com fogão, forno, exaustor, lava-louças, armários, sistema de ar condicionado e três bancadas de pedra. No banheiro, há um chuveiro com divisória de vidro, armários, bancada com espaço para máquina de lavar e um gabinete. O vaso sanitário com descarga pode ser substituído por um vaso de compostagem ou incineração.

Vaso com descarga pode ser substituído por vaso de compostagem (Imagem: Tiny Solar Homes/Divulgação)

O modelo compacto não impediu a criação de um espaço confortável de convivência, com uma sala de estar que comporta um sofá de três lugares, alto-falantes integrados, ponto para TV e armários sob a escada.

O quarto principal e o segundo dormitório são equipados com prateleiras, gavetas personalizadas, carpete, persianas e um sistema de luzes reguláveis. Há a opção de adicionar um quarto extra no andar térreo, com janela e porta de entrada que leva ao deck.

Quarto principal fica no segundo andar da casa (Imagem: Tiny Solar Homes/Divulgação)

Leia Mais:

Uma casa funcional

Abastecida por painéis solares de 3,5 kWh fixados no telhado, a Elouera tem 10,2 kWh de armazenamento de bateria com a opção de adicionar 5,1 kWh adicionais. O inversor de 6 kW alimenta vários aparelhos simultaneamente, segundo a empresa.

Estrutura é feita em alumínio para evitar ferrugem (Imagem: Tiny Solar Homes/Divulgação)

O reboque construído em alumínio, assim como o revestimento da parede, garante uma casa livre de ferrugem, reduzindo manutenções ou pinturas. As 10 pernas dobráveis ​​de alta resistência ajudam a nivelar a casa sem a necessidade de pilares.

Interessados podem agendar um tour ou obter uma cotação online. Os valores não foram informados pela empresa.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.