Exame de raio-X é realizado pela 1ª vez no Espaço

Façanha foi alcançada pelos tripulantes da missão espacial Fram2, da SpaceX, que também realizaram outros experimentos fora da Terra
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 08/04/2025 11h45, atualizada em 04/05/2025 09h28
raio-x-1-1920x1080.png
Imagem: SpaceX
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um importante marco para a ciência acaba de ser alcançado há centenas de quilômetros da Terra. Os tripulantes da missão espacial Fram2, da SpaceX, realizaram o primeiro exame de raio-X do corpo humano no Espaço.

A imagem mostra uma mão com um anel, em alusão ao primeiro experimento do tipo feito pelo físico alemão Wihelm Röntgen, em 1895. Outros 21 experimentos científicos foram realizados durante a viagem espacial.

Qualidade da imagem impressionou os cientistas

A tripulação da missão Fram2 fez o exame de raio-X em microgravidade a cerca de 320 quilômetros da Terra. O experimento utilizou um sistema portátil adaptado para voos espaciais. Havia temores de que o aumento da radiação de fundo comprometesse a qualidade da imagem, o que não aconteceu.

Em termos de métodos, uma das minhas preocupações era que o aumento da radiação de fundo pudesse reduzir a qualidade da imagem para que ela ficasse abaixo dos padrões clínicos. Desde as primeiras imagens que recebemos do espaço, parece que a qualidade é ótima. Estou muito animado para analisar melhor o conjunto completo de imagens.

Lonnie Petersen, co-investigador do projeto SpaceXray e professor associado do Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do MIT

Além da mão, os cientistas usaram a tecnologia para criar imagens do antebraço, pélvis, abdômen e tórax. Eles também usaram raios-X para criar imagens eletrônicas, explorando seu potencial para diagnósticos de hardware.

No futuro, eles pretendem melhorar o posicionamento de um objeto flutuante para conseguir imagens ainda mais precisas. A ideia é aprimorar a tecnologia para monitorar a saúde dos astronautas em missões espaciais de longo prazo.

Leia mais

Outros experimentos também foram realizados durante a missão espacial

  • Lançada em 31 de março, a missão Fram2 foi financiada pelo bilionário Chun Wang, e tinha como objetivo realizar o primeiro voo espacial circulando a Terra entre os polos.
  • No total, foram três dias e meio no Espaço.
  • Além do raio-X, outros 21 experimentos foram realizados durante a viagem.
  • Estas ações foram voltadas para o cultivo de cogumelos na microgravidade e observação dos polos do nosso planeta.
  • A missão retornou com segurança à Terra na última sexta-feira (4).
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: