Um importante marco para a ciência acaba de ser alcançado há centenas de quilômetros da Terra. Os tripulantes da missão espacial Fram2, da SpaceX, realizaram o primeiro exame de raio-X do corpo humano no Espaço.
A imagem mostra uma mão com um anel, em alusão ao primeiro experimento do tipo feito pelo físico alemão Wihelm Röntgen, em 1895. Outros 21 experimentos científicos foram realizados durante a viagem espacial.
Qualidade da imagem impressionou os cientistas
A tripulação da missão Fram2 fez o exame de raio-X em microgravidade a cerca de 320 quilômetros da Terra. O experimento utilizou um sistema portátil adaptado para voos espaciais. Havia temores de que o aumento da radiação de fundo comprometesse a qualidade da imagem, o que não aconteceu.
Em termos de métodos, uma das minhas preocupações era que o aumento da radiação de fundo pudesse reduzir a qualidade da imagem para que ela ficasse abaixo dos padrões clínicos. Desde as primeiras imagens que recebemos do espaço, parece que a qualidade é ótima. Estou muito animado para analisar melhor o conjunto completo de imagens.
Lonnie Petersen, co-investigador do projeto SpaceXray e professor associado do Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do MIT
Throughout their first two full days on-orbit, the crew took the first-ever X-ray in space, 130 years after the first X-ray was captured.
— SpaceX (@SpaceX) April 3, 2025
The @framonauts did a brain mapping EEG experiment and contributed to a continuous glucose monitor study examining how fluid shifts in space… pic.twitter.com/Tpvp3l5Zrh
Além da mão, os cientistas usaram a tecnologia para criar imagens do antebraço, pélvis, abdômen e tórax. Eles também usaram raios-X para criar imagens eletrônicas, explorando seu potencial para diagnósticos de hardware.
No futuro, eles pretendem melhorar o posicionamento de um objeto flutuante para conseguir imagens ainda mais precisas. A ideia é aprimorar a tecnologia para monitorar a saúde dos astronautas em missões espaciais de longo prazo.
Leia mais
- Raio-X da Terra revela que sua crosta ‘escorre’ embaixo dos EUA
- Raio-X pode ser resposta para proteger a Terra contra asteroides
- Laser de raios-X pode examinar as menores partículas do Universo
Outros experimentos também foram realizados durante a missão espacial
- Lançada em 31 de março, a missão Fram2 foi financiada pelo bilionário Chun Wang, e tinha como objetivo realizar o primeiro voo espacial circulando a Terra entre os polos.
- No total, foram três dias e meio no Espaço.
- Além do raio-X, outros 21 experimentos foram realizados durante a viagem.
- Estas ações foram voltadas para o cultivo de cogumelos na microgravidade e observação dos polos do nosso planeta.
- A missão retornou com segurança à Terra na última sexta-feira (4).