Vulcão entra em erupção e causa “chuva de cinzas” nas Filipinas

Vulcão entrou em erupção mais de 15 vezes na última década
Lucas Soares08/04/2025 18h22
vulcão erupção
Foto:Reprodução/Twitter/@phivolcs_dost
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O vulcão Kanlaon, nas Filipinas, voltou a entrar em erupção na madrugada desta terça-feira (8). O evento durou pouco mais de 50 minutos, criou uma coluna de fumaça de 4 quilômetros e gerou uma “chuva de cinzas”.

Imagens divulgadas pelo Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLCS) mostram de forma acelerada a erupção do Vulcão Kanlaon. A erupção começou às 5h51 (horário local) e recebeu nível 3 de alerta com um aviso extra sobre possíveis explosões adicionais.

O vídeo mostra uma coluna de fumaça espessa subindo aproximadamente a quatro quilômetros no céu e se deslocando para sudoeste.

Erupção de vulcão: quais os riscos?

De acordo com o PHIVOLCS, essas correntes, compostas por fragmentos de rocha, cinzas e gases a altas temperaturas, representam um dos maiores riscos para as comunidades próximas.

Leia mais

O instituto manteve o Nível de Alerta 3 (em uma escala que vai até 5), indicando que o Kanlaon está em um “estado de agitação crítica” e que pode ocorrer atividade explosiva adicional nos próximos dias. As autoridades alertam para possíveis fluxos piroclásticos, quedas de cinzas e até mesmo um tsunami vulcânico caso a erupção desestabilize a estrutura do vulcão.

As Filipinas ficam no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica. O vulcão Kanlaon já entrou em erupção 15 vezes na última década. Em 1996, três alpinistas perderam a vida como resultado da ejeção de cinzas.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.