Imagem: MiSchu/Shutterstock
Cientistas estão explorando os segredos da longevidade das abelhas rainhas na esperança de descobrir terapias que possam prolongar a vida humana, como informa uma matéria do The Guardian.
Embora as abelhas rainhas e as operárias compartilhem praticamente o mesmo DNA, as rainhas são notavelmente mais longevas e férteis por toda a vida, enquanto as operárias vivem apenas alguns meses.
Tal mistério despertou o interesse de pesquisadores que buscam entender como fatores como alimentação, micróbios intestinais e antioxidantes específicos podem estar por trás dessa longevidade, o que poderia revelar soluções para estender a expectativa de vida humana e até a fertilidade.
Leia mais
Além disso, a Aria também está investigando alternativas sustentáveis para o plástico, buscando materiais inspirados na natureza que sejam mais resilientes e adaptáveis. Outro projeto visa manipular o sistema imunológico para combater doenças infecciosas, câncer e doenças autoimunes.
Os programas da Aria têm duração de três a cinco anos, mas muitos desses projetos podem levar mais tempo para dar frutos, sendo encarados como um “sinal de alerta” para futuras inovações, mesmo que não tragam resultados imediatos.
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de abril de 2025 20:52