Gemini: Google acaba de apimentar a corrida das IAs

O Google trouxe importantes novidades na área de inteligência artificial da empresa durante o Cloud Next '25
Por Bruno Capozzi, editado por Ana Luiza Figueiredo 09/04/2025 10h02, atualizada em 09/04/2025 21h02
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Google Cloud anunciou nesta quarta-feira (09), no Google Cloud Next ‘25, novidades e avanços em seus produtos empresariais, visando impulsionar a adoção da inteligência artificial (IA) para capacitar empresas, desenvolvedores e criadores.

O evento, realizado em Las Vegas, teve como destaque o anúncio do TPU Ironwood de sétima geração, o lançamento do Gemini 2.5 Flash, além da ampliação do suporte à geração de imagens, vídeos, áudios e músicas no Vertex AI.

A empresa também anunciou a disponibilização da Cloud WAN, sua rede privada global de alta performance, para todas as organizações. O objetivo é ampliar o acesso a ferramentas de IA em diversos setores, com foco em desempenho, integração e possibilidades multimodais de uso.

Confira alguns dos destaques:

  • lançamento do Ironwood;
  • a disponibilidade da rede alta performance Cloud WAN;
  • a chegada do Gemini 2.5 Pro e Flash e os avanços para edição de imagem;
  • geração de vídeo e áudio na plataforma Vertex AI;
  • mais possibilidades no marketplace do Agentspace;
  • novas funções para o Chat, Docs e Planilhas.

TPUs Ironwood chegam com desempenho ampliado

A nova geração de TPUs, batizada de Ironwood, tem lançamento previsto para o fim de 2025. Segundo a empresa, os novos chips alcançarão um desempenho 3.600 vezes superior em relação à primeira geração lançada. TPUs (ou Tensor Processing Units) são chips desenvolvidos pelo Google com o objetivo de acelerar tarefas de inteligência artificial (IA)

O Ironwood faz parte do AI Hypercomputer, conjunto de hardware, software e modelos, desenvolvido para facilitar a implementação de IA com melhor performance e menor custo.

chips ironwood
Google anunciou nesta quarta a sua nova geração de TPUs, a Ironwood (Imagem: Google / Divulgação)

Além disso, o Google anunciou a chegada dos modelos Gemini ao Google Distributed Cloud (GDC), por meio de uma parceria com a NVIDIA e a Dell. A solução permitirá que empresas operem modelos de IA localmente, inclusive em ambientes com restrições severas de conectividade e regulamentações, como instalações com air gap.

Modelos Gemini 2.5 ampliam casos de uso no Vertex AI

O Vertex AI teve crescimento de 20 vezes em sua utilização em 2024, segundo a empresa, e agora contará com os modelos Gemini 2.5 Pro e Gemini 2.5 Flash. Enquanto o modelo Pro foca em raciocínio e precisão, a versão Flash é otimizada para tarefas de resposta rápida e alto volume de interações, como resumos em tempo real e busca em documentos.

Com mais de 200 modelos disponíveis, o Vertex AI Model Garden permite acesso a soluções do próprio Google, de empresas parceiras como Anthropic, AI21, Mistral, CAMB.AI e Qodo, além de modelos abertos do Allen Institute. A plataforma também passou a integrar dados do Google Maps para garantir respostas contextualizadas com base em localização, inicialmente disponíveis nos EUA.

Expansão da mídia generativa: vídeo, áudio, imagem e música

A plataforma Vertex AI agora é apontada como a única com suporte para criação de vídeos, imagens, áudios e músicas. Os lançamentos incluem:

  • Imagen 3, com novas capacidades de reconstrução de imagens danificadas.
  • Chirp 3, voltado à criação de vozes personalizadas.
  • Lyria, capaz de gerar trechos musicais de até 30 segundos a partir de comandos de texto.
  • Veo 2, para geração e edição de vídeos com ferramentas como remoção de fundo, extensão de quadros e interpolação automática.
imagen 3
Exemplo de melhorias com o Imagen 3 (Imagem: Google / Divulgação)

As ferramentas visam ampliar as aplicações empresariais de IA em setores como entretenimento, marketing e acessibilidade.

Cloud WAN é disponibilizada para empresas globalmente

A Cloud WAN do Google, antes restrita, agora está disponível para qualquer empresa. A infraestrutura cobre mais de 200 países e territórios, com mais de 3 milhões de quilômetros de fibra. Segundo a empresa, a Cloud WAN oferece desempenho 40% mais rápido e pode reduzir os custos de operação em até 40%.

A rede é usada internamente para serviços como Gmail, Busca e Google Fotos, além de alimentar o treinamento dos modelos Gemini.

Leia mais:

Novos recursos no Agentspace e Google Workspace

Lançado em 2024, o Google Agentspace integra busca conversacional, agentes de IA e ferramentas de produtividade. As novidades incluem:

  • Agent Gallery, com visualização de todos os agentes disponíveis.
  • Agent Assembler, interface sem código para criação de agentes personalizados.
  • Integração com Chrome Enterprise, permitindo acesso a recursos diretamente do navegador.
  • Idea Generation Agent e Deep Research Agent, voltados à geração de ideias e pesquisa aprofundada de temas complexos.

No Google Workspace, foram anunciadas novas funções como:

  • Ajude-me a analisar, no Planilhas, com sugestões automáticas de insights.
  • Audio Overview, no Docs, que transforma textos em áudio.
  • Workspace Flows, para automação de tarefas diárias.
  • Gemini no Chat, com possibilidade de gerar resumos e organizar conversas.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: