(Imagem: Markus Mainka / Shutterstock.com)
O WhatsApp anunciou uma leva de atualizações este mês que abrangem conversas, chamadas e canais. Ao todo, são doze recursos inéditos que prometem tornar o gerenciamento de grupos mais eficiente e melhorar a experiência geral de uso da plataforma. Entre os destaques está um indicador de “Online” para grupos, que mostra em tempo real quantos participantes estão ativos no aplicativo.
A função se assemelha ao que já é comum em plataformas como Discord, onde é possível visualizar o status online de membros em servidores. Apesar de o WhatsApp não ter confirmado se os usuários poderão controlar manualmente essa visibilidade, o recurso deve facilitar a visualização de quem está acompanhando as conversas naquele momento.
Leia mais:
Duas funcionalidades foram lançadas apenas para usuários de iPhone.
A primeira é um leitor de documentos integrado, que permite escanear, recortar e salvar arquivos sem depender de outros aplicativos. A segunda permite que o WhatsApp seja definido como o app padrão para chamadas e mensagens. Para isso, basta acessar as configurações do iOS, tocar em “Apps padrão” e selecionar o WhatsApp como principal.
A aba de atualizações dos canais foi ampliada e agora permite transcrever mensagens de voz recebidas. Outra adição foi o envio de notas de voz em vídeo com até 60 segundos de duração, disponíveis para administradores de canais que queiram compartilhar conteúdos curtos com seus seguidores. Também é possível convidar pessoas para um canal por meio de um código QR.
Nas chamadas em vídeo, o aplicativo afirma que houve melhorias na qualidade e estabilidade da conexão. Usuários podem adicionar novos participantes diretamente a partir da conversa, tocando no ícone de chamada, e agora há suporte para o gesto de pinça para dar zoom no vídeo ao vivo.
No final de março, o WhatsApp lançou outro recurso muito pedido pelos usuários, o compartilhamento de músicas nas atualizações do status.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de abril de 2025 13:29