VÍDEOS: novo jato ‘fantasma’ passa baixinho em estrada na China

Design do "J-36" sugere se tratar de um caça furtivo; China não confirmou sua existência, mas vídeos que mostram jato viralizaram
Pedro Spadoni15/04/2025 10h46
Montagem com capturas de tela de vídeo de novo jato fantasma da China passando em cima de estrada
(Imagem: Reprodução/Redes sociais)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

J-36. Esse é o apelido dado por analistas ao suposto modelo da nova geração de caças da China. “Suposto” porque o país asiático não confirmou sua existência. Mas vídeos de um jato desses sobrevoando uma rodovia viralizaram nas redes sociais nesta semana.

O “fantasma” é pelo design do J-36 sugerir se tratar de um caça furtivo. Aviões deste tipo têm tecnologia para evitar rastreio por radares inimigos. Apesar disso, a aeronave (provavelmente) tem armas de grande porte e longo alcance. Pelo menos, é o que seus compartimentos internos indicam, segundo o The Aviationist.

Vídeos mostram voo do (suposto) novo caça da China de diversos ângulos

As imagens que viralizaram mostram o novo jato “fantasma” passando baixinho sobre uma rodovia enquanto se aproxima da pista da Chengdu Aircraft Industry Group, fabricante de aeronaves.

  • Os vídeos repercutiram em redes sociais chinesas no começo do mês; já nas plataformas ocidentais, viralizaram recentemente.

Assista abaixo alguns ângulos do voo do caça chinês, postados no X:

Em entrevista ao The Aviationist, o especialista David Cenciotti disse o seguinte: “O arranjo trijato, com duas entradas de ar sob as asas e uma entrada montada dorsalmente atrás da cabine, foge das configurações convencionais de dois motores vistas em muitos caças contemporâneos. Essa configuração pode oferecer vantagens.

Atualmente, os caças considerados mais avançados do mundo são os modelos F-22 e F-35, ambos dos Estados Unidos. E o país se prepara para lançar o F-47, o que marcaria o início da sexta geração de caças por lá.

Leia mais:

A China tem os caças J-20 e J-35, ambos com características furtivas (daí o apelido “J-36” para o novo caça chinês). No momento, apenas o J-20 está em operação. Mas isso pode mudar num futuro não muito distante, aparentemente.

Com o J-36, a China pode igualar ou até mesmo ultrapassar os EUA na corrida para lançar a sexta geração de caças, segundo a CNN. A ver.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.