Ficará mais fácil de encontrar as suas imagens geradas por inteligência artificial no ChatGPT. A OpenAI anunciou na noite de terça-feira (15) que está adicionando uma “biblioteca” de imagens (uma espécie de galeria) para unir essas criações em um único lugar.
O Olhar Digital fez o teste e já consegue acessar a ferramenta. Ela está disponível para todos os públicos, incluindo assinantes e usuários gratuitos.
Veja como usar.

ChatGPT agora reúne suas imagens em uma galeria
A OpenAI fez o anúncio em uma publicação no X, dizendo “todas as suas imagens em um único lugar”. O recurso foi batizado de “Library”, “biblioteca” em português. É uma espécie de galeria para imagens geradas por IA.
Dentro da própria seção, também é possível criar novas imagens, através de um botão no canto superior direito chamado “criar imagem”.
A desenvolvedora divulgou um vídeo de como funciona:
All of your image creations, all in one place.
— OpenAI (@OpenAI) April 15, 2025
Introducing the new library for your ChatGPT image creations—rolling out now to all Free, Plus, and Pro users on mobile and https://t.co/nYW5KO1aIg. pic.twitter.com/ADWuf5fPbj
Olhar Digital testou
O recurso já está disponível para todos, incluindo assinantes dos planos Plus e Pro, e usuários gratuitos. Funciona tanto na versão web quanto no aplicativo do ChatGPT para celular.
O Olhar Digital já teve acesso à ferramenta. Ela fica listada na aba esquerda da plataforma, onde é possível encontrar o histórico de criações e o botão de pesquisa. Veja:

No entanto, pelo que observamos, as imagens geradas pelo DALL-E (gerador de imagens da OpenAI, integrado ao ChatGPT), não ficam disponíveis nessa galeria. Apenas as fotos criadas diretamente pelo chat.
Leia mais:
- OpenAI lança GPT-4.1: melhor em código e em seguir instruções
- ChatGPT: OpenAI decreta o fim do GPT-4
- Mais um! OpenAI anuncia aposentadoria do GPT-4.5
ChatGPT pode ganhar uma rede social
A OpenAI pode ter planos ousados para o ChatGPT:
- Fontes consultadas pelo The Verge revelaram que a desenvolvedora estaria trabalhando em uma rede social parecida com o X, de Elon Musk;
- Ela ainda está em estágios iniciais, mas já pode ter um protótipo sendo testado. O foco é no compartilhamento das imagens geradas artificialmente pelo chatbot;
- São duas possibilidades: a plataforma pode ser lançada como um aplicativo separado ou integrada ao feed do ChatGPT;
- Se as fontes estiverem certas, a rede social pode acirrar ainda mais a disputa com Musk, que é cofundador da OpenAI, e entrou com um processo para impedir a transição da empresa em lucrativa.
O Olhar Digital deu os detalhes aqui.